Situação aconteceu nesta quinta-feira (21), no município de Tanque Novo. Magnitude preliminar do evento sísmico foi calculada em 3.2 mR.
Um tremor de terra foi registrado, nesta quinta-feira (21), no município de Tanque Novo, no sudoeste da Bahia. Os moradores relataram que paredes de casas ficaram rachadas, forros de gesso trincados e copos de vidro quebraram após a situação.
De acordo com os moradores, o tremor de terra aconteceu por volta das 4h30 e foi sentido por pessoas que moram no centro da cidade e na zona rural. Ninguém ficou ferido.
“Foi um abalo tão forte que primeiro achei que fosse alguma coisa com fogo, em casa, mas vi que não tinha. Escutei um estrondo, como se tivesse estourado a casa”, relatou o advogado Edilson Brito.
“Senti também a cama tremer. Pensei: ‘será que é um terremoto? Esse barulho demorou aproximadamente um minuto”, afirmou.
O tremor de terra foi registrado pelas estações sismográficas operadas e mantidas pelo Laboratório Sismológico (Labsis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A magnitude preliminar do evento sísmico foi calculada em 3.2 mR.
Apesar dos relatos dos moradores, o Labsis informou que não foi procurado por pessoas que sentiram o tremor de terra no município.
O tremor sentido não é terremoto. Isso porque os tremores que acontecem no Brasil não são considerados terremotos, que ganham esse nome quando se trata de algo catastrófico, de acordo com o Centro de Sismologia da USP.
Em agosto, a cidade de Jaguarari, que fica no norte da Bahia, registrou três tremores de terra em 11 dias. No entanto, não há relatos de que moradores perceberam os fatos.
Dicas de segurança
O LABSIS informou ainda dicas de segurança importantes de como agir durante um terremoto. Confira abaixo:
Proteja-se. Quando sentir um terremoto, proteja-se sob uma mesa ou mesa resistente use uma almofada para proteger a cabeça de objetos que caiam;
Uma vez que a agitação pare, verifique se há fontes de fogo e apague-as ou desligue-as (incluindo fornos a gás);
Procure manter a calma e evitar objetos caídos ou quebrados. Além disso, fique dentro de casa para evitar a queda de objetos, como placas na frente dos prédios, se possível;
Abra uma porta ou janela para poder escapar, se necessário. (As portas e janelas podem ficar empenadas e emperradas se a fundação do edifício se deslocar muito.)
Se estiver do lado de fora, tente ficar longe de paredes, portões ou qualquer objeto que possa tombar;
Em caso de perigo de incêndio ou tsunami, dirija-se a uma área de evacuação designada. Parta para terrenos mais altos se estiver na costa;
Obtenha informações precisas e oficiais e siga as instruções. (Em 2011, houve uma enxurrada de informações imprecisas que se espalharam online após o terremoto.)
Em caso de evacuação, certifique-se de desligar o disjuntor e a rede de gás em seu escritório ou casa antes de sair, se o tempo permitir.