Na manhã de hoje (25/04/2024) foi desencadeada a *OPERAÇÃO PENSIONE* pela Polícia Civil da Bahia que visa cumprir Mandados de Busca e Apreensão Domiciliar expedidos pela Justiça Criminal da Comarca de Poções. A Operação Pensione, visa desarticular uma suposta organização criminosa que atua angariando documentos e dados de pessoas em situação de vulnerabilidade (incluindo pessoas analfabetas e aposentados) para ajuizar processos na Justiça. A finalidade do grupo era se apropriar dos valores de benefícios previdenciários, bem como contratar empréstimos consignados fraudulentos para se apropriar indevidamente dos valores. Estão sendo investigados também 2 (dois) advogados e seus respectivos Escritórios de Advocacia em Vitória da Conquista – BA e em Brasília – DF, sendo este último responsável por comprar os créditos de RPV antecipadamente, por valores muito abaixo de mercado. A prática ora investigada denomina-se “Advocacia Predatória” onde a atuação do advogado predatório começa pela captação indevida de clientes, normalmente idosos ou pessoas com pouca instrução ou viciados em álcool ou drogas, que assinam procurações sem o necessário discernimento ou sequer têm conhecimento das respectivas ações. A Operação foi acompanhada por representantes da Ordem dos Advogados do Brasil/BA – Subseção de Vitória da Conquista.
*A INVESTIGAÇÃO:*
Os fatos investigados pela Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Vitória da Conquista foram apurados em dois Inquéritos Policiais que tramitaram na Delegacia Territorial de Caetanos – BA, tendo como vítimas dois beneficiários do INSS de 65 e 53 anos, sendo que a Organização Criminosa falsificou documentos em Processos Judiciais, furtou valores de benefícios, abriu Contas Bancárias sem o consentimento das vítimas e contraiu empréstimos fraudulentos que posteriormente foram descontados dos benefícios das vítimas, gerando um prejuízo de mais de 300 mil reais. Na Operação foram arrecadado Aparelhos Eletroeletrônicos, tais como celulares, computadores, notebooks, pen drives, HDs externos, e documentos que são imprescindíveis para a conclusão das investigações e elucidação dos fatos.
Todos o material apreendido vai ser enviado para o Departamento de Inteligência Policial – DIP e para o Departamento de Polícia Técnica – DPT onde será periciado. A ação foi apoiada por equipes da 10ª COORPIN, DRACO e DHPP
FONTE :DEIC/DRFR-VCA