SUDOESTE DIGITAL – Técnicos da Unidade Regional do Sudoeste/Vitória da Conquista do Inema (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) realizaram ação de fiscalização ambiental na região do município de Cândido Sales para combater a atividade de carvoarias ilegais, com o apoio da Policia Militar da 80ª CIPM.
A ação, nessa quarta-feira (14), resultou na destruição de 21 fornos de produção ilegal de carvão vegetal e 60 metros cúbicos de carvão, localizados através de denúncias anônimas, monitoramento de áreas vistoriadas em ações anteriores e levantamento e análise de imagens de satélite.
Ao todo foram desativadas 3 carvoarias. “O objetivo da atividade é coibir o uso de madeira nativa de vegetação remanescente de floresta estacional do bioma Mata Atlântica para produção clandestina de carvão vegetal, evitando assim o desmatamento.
Aos infratores serão aplicados as punições previstas na Lei Ambiental”, destacou a coordenação da ação. Ainda segundo a Coordenação Regional do Inema, as fiscalizações visam coibir o desmatamento e combater a atividade ilegal de carvoarias.