SUDOESTE | Jacaraci, Licínio de Almeida, Piripá e Caculé são destaques no IDEB

Os municípios de Jacaraci, Licínio de Almeida, Novo Horizonte e Caculé são destaques no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) na Bahia, divulgado nessa terça-feira (15), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Indicador de qualidade educacional das redes de ensino (federal, estadual ou municipal), o IDEB combina informações de desempenho dos estudantes em exames padronizados (Prova Brasil ou Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB), com foco nas etapas finais do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio.

Entre os estudantes do 8º e 9º ano, o município de Jacaraci, que tem 14,8 mil habitantes e está localizado no Sudoeste baiano, conquistou o melhor resultado (6.3). A região, inclusive, concentra três das cinco cidades com o melhor desempenho nesse item. A cidade obteve o maior índice  na rede municipal em todo o Estado em 2019 e superior a meta projetada para o ano, que era de 5,8.

A segunda posição no ranking foi Licínio de Almeida, que saltou de 6,0 em 2017, para os atuais 6,3. A meta projetada era de 4,6 para o município do Sudoeste do Estado que tem 12,3 mil habitantes.

Em seguida vem Novo Horizonte, com o IDEB de 6,0 e cuja meta para este ano era de 5,0. O município da Chapada Diamantina superou também a nota estimada para 2021, de 5,2.

Também no Sudoeste baiano, o município de Piripá, com 10,7 mil habitantes, tem a quarta melhor nota no ensino municipal no 9º ano. A cidade alcançou os 5,3 no IDEB em 2019, sendo que em 2017 a nota foi de 4,7. A quinta melhor nota do IDEB é representada pela cidade de Caculé, no Sertão Produtivo, com 5,2.

Por outro lado, os municípios com os menores indicadores de qualidade de ensino no âmbito municipal no último ano do Ensino Fundamental, ficando com notas na casa dos 2,0, são Santanópolis (2,7); Cansanção (2,7); Andorinha (2,6); Ipecaetá (2,5) e Antônio Cardoso (2,3).

Índices no 5º ano 

Licínio de Almeida também se destaca entre os municípios baianos com os melhores desempenhos no indicador de qualidade educacional no 5º ano. Nessa etapa, a cidade fica na primeira posição com a nota de 7,3. Em 2017 o município alcançou os 6,8. A nota é bem superior à meta estipulada para 2019 (5,6) e também para 2021 (5,9). Desde 2007, a cidade fica com nota maior que a meta.

Itatim é a segunda colocada nesse item, mesmo com um IDEB menor que o alcançado no levantamento de 2017. A cidade do Piemonte do Paraguaçu teve índice 6.9 (antes foi de 7,1).

Caculé e Novo Horizonte também são municípios que aparecem entre as melhores notas nas duas etapas finais de Ensino Fundamental. As duas cidades alcançaram a mesma nota (6,6) no 5º ano .

Piatã, na Chapada Diamantina, também obteve nota 6,6. No levantamento anterior, o IDEB da cidade foi de 5,9.

No Estado, entre os indicadores mais baixos estão Nova Canaã (3,6); Esplanada (3,5); Itambé (3,4); e Aratuípe e Aporá (ambos 3,3).

Sobre o IDEB

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. O IDEB é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).

O IDEB agrega ao enfoque pedagógico das avaliações em larga escala a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O índice varia de 0 a 10. A combinação entre fluxo e aprendizagem tem o mérito de equilibrar as duas dimensões: se um sistema de ensino retiver seus alunos para obter resultados de melhor qualidade no SAEB, o fator fluxo será alterado, indicando a necessidade de melhoria do sistema. Se, ao contrário, o sistema apressar a aprovação do aluno sem qualidade, o resultado das avaliações indicará igualmente a necessidade de melhoria do sistema.

O índice também é importante condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade para a Educação Básica, que tem estabelecido, como meta para 2022, alcançar média 6 – valor que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável ao dos países desenvolvidos. | A Tarde.


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