SUDOESTE | Abatedouro de aves coloca Itapetinga no centro das atenções entre Bolsonaro e Rui Costa

SUDOESTE DIGITAL (Da redação) – O anúncio da implantação de um abatedouro de aves em Itapetinga, a 509 km de Salvador, colocou o município no centro das atenções esta semana, com o governo Bolsonaro e Rui Costa defendendo a paternidade da obra. Embora ainda esteja em estudos, sem a garantia de concretização, o assunto ganhou as manchetes regionais.

Segundo as primeiras informações, caberia ao governo da Bahia indicar um município para angariar um dos 12 frigoríficos anunciados, sendo Itapetinga a escolhida por indicação do secretário da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia, Lucas Costa, filho da terra. 

O equipamento já conta com todos os projetos arquitetônicos validados pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), em conjunto com a Superintendência de Patrimônio (Supat), órgão responsável pela execução do projeto, e já submetidos à Caixa Econômica Federal.

O secretário Lucas Costa , juntamente com técnicos da Adab e Supat, realizou, uma visita técnica no terreno. 

De acordo com informações das pesquisas trimestrais da produção pecuária, do IBGE, o abate de frangos na Bahia em 2020 avançou 6,6% em relação a 2019 e registrou novo recorde histórico para o estado. 

No total foram abatidos 127,239 milhões de animais, o que equivaleu a 7,910 milhões a mais do que no ano anterior.

Conforme projeções da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a produção de carne de frango em todo o país poderá alcançar até 14,5 milhões de toneladas em 2021, número que superaria em 5,5% os números totais previstos para 2020.

DISPUTA – A paternidade, segundo os sites bolsonaristas, é do governo Federal, que desde 2019 teria disponibilizado recursos financeiros para incentivar a geração de emprego e renda na Bahia. Inicialmente os recursos seriam aplicados na construção e estruturação de 10 abatedouros frigoríficos de bovinos.

A instalação seria, segundo os defensores do presidente, um reconhecimento pela expressiva votação de Bolsonaro em Itapetinga nas eleições de 2108. Jair Bolsonaro venceu em Itapetinga e em outros 3 dos 417 municípios da Bahia, obtendo 53,69% da preferência do eleitorado.

O governo baiano daria contrapartida nas implantações dos frigoríficos, mas o projeto i9nici9al foi alterado e em vez de bovinos, coube a opção para o abatedouro der aves, passando de 10 para 12 unidades. Cabe unidade terá capacidade diária de abatimento de mil aves, gerando cerca de 100 empregos diretos.

Ainda dentro do jogo político, caberia ao município de Itapetinga a cessão de uma área no Distrito Industrial Municipal para construção e estruturação do frigorífico, além do processo licitatório para concessão de uso por uma empresa de iniciativa privada com atuação no ramo.


COMPARTILHAR