Termos de autorização para as obras de construção das barragens de Morrinhos, no Rio Gavião (imediações de Condeúba, Cordeiros, Piripá e Jânio Quadros) e do Rio do Caixa, no Vale do Paramirim, foram assinados nessa terça-feira (06) pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e o ministro da Integração Regional, Waldez Góes.
O ato aconteceu no gabinete do governador e contou com a presença do deputado estadual Zé Raimundo, grande defensor dos projetos, além de outros parlamentares e dirigentes de órgãos governamentais.
Com essa medida começará a se concretizar um antigo sonho da região Sudoeste. Ela atende à reivindicação de lideranças políticas locais encampadas e encaminhadas nos últimos anos pelos deputados Zé Raimundo e Waldenor Pereira, que estão comemorando mais esta ação dos governos do presidente Lula e de Jerônimo Rodrigues.
As obras foram incluídas no PAC 3, pois estavam na agenda do Governador Jerônimo Rodrigues que as incluiu no PGP, ouvindo os pleitos de prefeitos, vereadores, lideranças dos movimentos sociais e de Zé Raimundo e Waldenor Pereira.
Os deputados destacam as participações dos ex-prefeitos dos municípios a serem beneficiados pela barragem de Morrinhos, dentre eles Léo Gambá, de Presidente Jânio Quadros; Guto, de Condeúba; Edicarlos, de Maetinga; Vavá, de Cordeiros, e os prefeitos Delci, de Cordeiros; Flávio Rocha, de Piripá. A obra vai beneficiar uma população de aproximadamente 60 mil habitantes destes municípios.
A barragem de Morrinhos será implantada na bacia hidrográfica do Rio de Contas, sub-bacia do Rio Gavião, e vai assegurar segurança hídrica com o abastecimento de água para o consumo humano, como também para irrigar a agricultura da área envolvida.
A barragem do Rio do Caixa vai atender às populações de Macaúbas, Ibipitanga, Ibitiara, Boquira e Oliveira dos Brejinhos. Esta obra também teve o empenho e a reivindicação de lideranças politicas do Vale do Paramirim, articuladas pelo ex-prefeito Amelinho, de Macaúbas, e reiteradas pelos deputados Zé Raimundo, Waldenor e outros parlamentares da base do Governo Lula.
Os deputados lembram da luta histórica junto com as lideranças, como várias gestões que fizeram nos governos federal e estadual na defesa destas barragens. No começo deste ano de 2024, os pleitos foram reforçados com a visita do deputado Waldenor ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, que de imediato designou equipe para tratar com ele e Zé Raimundo sobre as barragens e outros projetos estruturantes na região Sudoeste da Bahia. Depois disso, as obras das barragens foram incluídas no PAC 3 e agora finalmente têm a sua execução autorizada.