SUDOESTE | Feira agropecuária entra em seu último dia e Belo Campo se consolida no interior baiano

A visita do governador Jerônimo Rodrigues à 3ª Exposição Agropecuária e Comercial de Belo Campo (Expo Belo Campo), no sudoeste do estado, nesse sábado, consolidou de vez o município do Sudoeste como a “capital do negócio rural” do interior da Bahia.

Centenas de visitantes e de expositores ainda vão passar pelo espaço, montado em plena área urbana, elevando Belo Campo a único município no Brasil a sediar um evento rural nesses moldes, dentro da cidade. Na ocasião da visita do governador Jerônimo, o Governo Estadual entregou R$ 4,5 milhões em máquinas e equipamentos para associações de produtores de municípios da região, beneficiando 1,8 mil famílias.

O governador entregou 41 Tanques Resfriadores de Leite para 14 Municípios do Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Gavião. São eles: Belo Campo, Condeúba, Cordeiros, Guajerú, Malhada de Pedras, Mortugaba, Piripá, Anagé, Aracatu, Cândido Sales, Caraíbas, Maetinga, Presidente Jânio Quadros e Licínio de Almeida.

“Quero destacar a oportunidade que essa exposição dá à economia rural no nosso estado. É uma exposição que vem ganhando espaço nas agendas da agropecuária, dos negócios. A região sudoeste se orgulha muito e a Bahia também”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues, em entrevista à imprensa, da qual fez parte o canal AZ News.

Jerônimo entregou, ainda, um trator agrícola para a Associação de Moradores de Pequenos Produtores Rurais de Goivaras e um trator para a Associação de Moradores Lagoa de Estêvão.

Programação

Com característica de ser realizado nas ruas da cidade, a Expo Belo Campo teve início na quarta-feira (8) e segue até domingo (12), atraindo pessoas de toda a região. A programação conta com copa de marcha, exposição oficial das raças do gado leiteiro e girolando, leilões, torneio leiteiro, feira da agricultura familiar e economia solidária, cursos, palestras e shows com atrações locais e regionais.

“Um grande evento, é uma exposição dentro da cidade, envolvendo todos os moradores. A gente pode ver o contentamento dos moradores, como também todo mundo que produz, demonstrando o resultado da produção na sua roça, no seu cantinho, aumentando a produção de leite, a produção da mandioca”, comemorou o secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso.

Através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), o Governo do Estado investiu R$ 66 mil para a montagem da Feira da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Artesanato de Belo Campo.


COMPARTILHAR