SUDOESTE | Estrada de Anagé para Tanhaçu está toda estourada e perigosa (Jeremias Macário)*

Imagens: Jeremias Macário

    A única coisa mesmo que se pode dizer é que é uma vergonha lamentável o estado da BA-142 ou 152, de cerca de 60 quilômetros, que liga o entroncamento de Anagé para o distrito de Suçuarana, em Tanhaçu. Existem trechos que estão intransitáveis onde a vegetação alta e seca da caatinga invadiu a pista. 

    Para quem não conhece, essa via se situa na região sudoeste, distante 60 quilômetros de Vitória da Conquista, talvez uma das piores da Bahia, e que recebe um grande volume de veículos, como vans, ambulâncias, carros particulares e carretas com cargas pesadas. Todo esse movimento diário vai em direção a Conquista, no bate e volta pela manhã e final da tarde, transportando milhares de pessoas, inclusive doentes.

    A passagem por essa estrada, na maioria dos casos obrigatória, se transformou num tormento e estresse para os motoristas e passageiros que levam quase duas horas nos solavancos e tombos entre uma buraqueira danada e sem acostamento, correndo perigo de vida. 

   Senhor governador, tenha piedade desse povo sofrido e conserta logo essa estrada, não fazendo tapagem de buracos com borras de asfalto! Aliás, essa BA, de Anagé para Suçuarana, é famosa por estar sempre cheia de buracos, animais na pista, sem sinalizações e sem acostamento. Nela já morreu muita gente.

         Estamos sabendo, conforme informações, que o Governo do Estado vai começar em breve os trabalhos de conserto. Esperamos que não seja mais uma obra eleitoreira, daquelas para enganar nosso povo sofrido, com tapagens de buracos ou uma camada fina de asfalto que logo se derrete com as chuvas e os carros.

   Sempre fazem isso, tanto que em pouco tempo a estrada volta ao mesmo estado precário. Por ser bastante transitada de que vem da região (Contendas do Sincorá, Ituaçu, Ibicoara, Barra da Estiva e Mucugê), o serviço tem que ser de qualidade asfáltica, com acostamentos largos e sinalizações, para suportar o movimento por muito tempo. Normalmente superfaturam ou fazem uma maquiagem com poucos recursos, o que no fim resulta em mais gastos porque logo tem que começar tudo novamente. É o dinheiro do contribuinte sendo jogado fora.

     Nessa BA-142, existem partes onde os veículos rodam em ziguezague, com riscos de acidentes graves, sem contar a vegetação de espinheiros que tomou conta de parte da pista. Transitar por ela à noite só em casos de maior necessidade e urgência de vida ou morte. 

   Não entendemos como o governo estadual deixa uma BA chegar nessas condições lamentáveis! Será que é de propósito para aproveitar a proximidade das eleições e ganhar mais uns votos? Se é isso, trata-se de mais uma politicagem onde a população é engabelada e manipulada, como sempre neste país dos coronéis do poder.  | *Jeremias Macário é jornalista, escritor e compositor.

O Sudoeste Digital reserva este espaço para seus leitores. Envie sua colaboração para o e-mail: [email protected], com nome e profissão. Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do site, sendo de inteira responsabilidade de seus autores. 


COMPARTILHAR