A Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados realizou, nesta terça-feira (16), audiência pública sobre a revitalização da bacia do Rio Pardo, que atravessa 37 municípios nos estados de Minas Gerais e da Bahia e onde vivem mais de 500 mil pessoas.
Os deputados do PT Waldenor Pereira (BA) e Rogério Correia (MG) alertaram que o rio tem cada vez menos água por falta de chuvas e “porque agora suas águas têm donos”.
Segundo os parlamentares, análise da Agência Nacional de Águas (ANA) mostra que, na bacia do rio Pardo, 89,5% do volume das águas outorgadas são utilizadas para irrigação, apenas 8,7% para abastecimento humano e 0,5% para esgotamento sanitário. “Talvez, isso explique porque Cândido Sales, Encruzilhada e Itambé, como muitas outras cidades da Bacia, têm enfrentado forte crise de abastecimento”, afirmam os deputados no requerimento em que pedem a realização da audiência.
Debatedores
Foram convidados para discutir o assunto com a comissão, entre outros:
– a diretora-presidente da ANA, Christianne Dias;
– a diretora-geral do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Márcia Telles;
– a promotora de Justiça do Ministério Público da Bahia, Karina Gomes Cherubini;
– o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Indaiabira e membro da coordenação do Movimento de Articulação dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais do Alto Rio Pardo (Mastro), Aurindo José Ribeiro.