SUA SAÚDE | Mexerica é aliada do emagrecimento e da nutrição do corpo

BEM1-G_WEB

In natura, no suco, no drinque e até na massa do bolo. A versatilidade da mexerica sempre foi uma das características que mais agradaram a influenciadora digital Michelle Rodrigues (acima), de 33 anos. Quando ela teve o primeiro filho, a fruta ganhou lugar de destaque na mesa. “A facilidade em descascar fez que ela se transformasse na favorita dele quando criança. Hábito que carrega até hoje”, conta.


PUBLICIDADE
ftc uniftc

Michelle gosta tanto da rainha dos gominhos que criou uma receita de bolo de mexerica com casca e tudo que faz sucesso entre seus seguidores nas redes sociais.

Conhecida como mexerica, bergamota, tangerina, poncã, laranja-cravo, fuxiqueira e até mimosa, nessa época do ano a cor laranja-vivo da fruta domina as feiras livres, supermercados e semáforos da cidade, onde são vendidas aos montes. Para a alegria de quem não resiste ao sabor e ao cheirinho inconfundível, os nutricionistas garantem que os benefícios da fruta vão muito além do grande teor de vitamina C.

“A mexerica possui muitas fibras, que favorecem o bom funcionamento intestinal e auxiliam na saciedade. Contém vitamina A, magnésio, potássio, cálcio e fósforo. É uma excelente alternativa para sobremesa, potencializando a absorção do ferro presente nos vegetais verde escuros e carnes”, explica a nutricionista Laís Bittencourt (abaixo). 

Pacientes com anemia, por exemplo, podem comer uma tangerina antes dos alimentos ricos em ferro para obter maior benefício nutricional. Graças às propriedades, a mexerica traz diversos benefícios à saúde, estimulando inclusive o sistema imunológico.

BEM2-G_WEB

A vitamina C, presente também em outras frutas cítricas como limão e laranja, age como antioxidante, prevenindo envelhecimento precoce das células. Laís destaca que, apesar da versatilidade, o ideal é o consumo da fruta in natura.

“Na forma de sucos e drinques, como se utiliza apenas o caldo, normalmente despreza-se o albedo, aqueles fiapos brancos, um tipo de fibra presente também na laranja. É ele que promove a melhora do funcionamento intestinal e auxilia no controle de velocidade de absorção da glicose, evitando picos glicêmicos”, explica.

Para tempos tensos como os atuais, a mexerica é ótima pedida, pois atua quase como um calmante natural, excelente para quem sofre com insônia.

Ela ainda ajuda na prevenção e controle da diabetes – por ter baixo índice glicêmico, ajuda a regular a quantidade de açúcar no sangue devido às fibras –, da hipertensão arterial, por ser rica em potássio, mineral responsável por regular a pressão arterial.

Mas vale um alerta: quem tem problemas estomacais, como gastrite ou refluxo, deve consumir com moderação.

Para quem está de dieta, a fruta deve estar sempre presente, pois favorece a perda de peso.

“A mexerica é uma grande aliada no emagrecimento por ser de baixa caloria e rica em água. Uma fruta média possui 80 kcal e uma pequena, de 40 a 50 kcal.

O valor nutricional pode variar conforme a espécie, mas todas são fontes de vitaminas A e C e minerais como potássio, cálcio e fósforo. Independente da espécie, são excelentes para inserir numa rotina alimentar saudável”, garante a nutricionista.

Seja como lanche da tarde, da manhã ou como sobremesa, a mexerica é sempre bem-vinda para quem quer cuidar da saúde.

De tudo se aproveita

Dizem que tem quem prefira mexerica à laranja apenas pela facilidade de descascar. Mas a verdade é que a fruta pode ser aproveitada de tantas formas que fica difícil realmente resistir ao sabor doce e cítrico. Além de se desprender e facilitar o consumo imediato, a casca da mexerica pode ser usada para fazer receitas de doces e geleias. Com as folhas do pé de mexerica é possível fazer chá que, além de saboroso e aromático, tem poder calmante.

Porém, na hora do consumo da fruta, é preciso ter alguns cuidados. “Precisamos observar as características físicas do alimento, como cor, textura, se o cheiro está agradável e se existe a presença de microorganismos como mofos e bolores, que tornam impróprio o consumo”, alerta a nutricionista Nathalia Silva Ramos. Além de alimento, a fruta também é utilizada na fabricação de cosméticos.

O extrato tem o poder adstringente e hidratante, nutrindo a pele e ajudando a clarear manchas. Nos cabelos, a fruta atua evitando a seborreia e estimulando o crescimento dos fios. Fã da fruta, a nutricionista acredita que o sucesso dela tem a ver com a memória afetiva que acaba despertando. “Tenho boas lembranças de quando eu e meus tios íamos para a chácara com vários pés de mexerica e colhíamos diretamente deles. E, olha, não era fácil”, conta. Ao que parece, a recompensa valia o esforço.

Origem

Assim como a maioria dos cítricos, a tangerina ou mexerica provavelmente surgiu na Ásia, na região onde hoje estão países como Índia, China, Birmânia e Malásia. De lá, ela foi levada para o norte da África e seguiu para o sul da Europa durante a Idade Média. Poncãs e mexericas são duas variedades da tangerina.

A mexerica atende por vários nomes: bergamota no Rio Grande do Sul, mimosa para os curitibanos e tanja para o pessoal do Piauí e Maranhão. Em Goiás, é mais comum escutar o nome mexerica. | O Popular. (imagem 1 – Diomício Gomes; imagem 2 – Douglas Schinatto).


COMPARTILHAR