SUA SAÚDE | Emagrecimento rápido x prejuízos (Beatriz Ramos)*

ARTIGO INÉDITO (Beatriz Ramos)* – Quem aí não se anima frente a uma promessa de perder 15 quilos em dois meses? ou ‘melhor’ ainda, em até mesmo um mês? Pois então o que pra muitos pode parecer um milagre ou uma maravilhosa e mágica forma de solução é nada mais do que um  atentado à sua saúde.

O que acontece é que de inicio pode realmente ocorrer essa redução do peso corporal, porém não se é falado dos danos que vem pós essa perda. 

E por que uma promessa de encher os olhos pode ser prejudicial? Primeiro: por que para que essa perda severa e rápida aconteça é necessário que uma dieta altamente restritiva, ou seja, vai se ingerir muito menos calorias do que o corpo realmente precisa para estar em equilíbrio.

Essa alta restrição a longo prazo vai ser capaz de reduzir significativamente o metabolismo, fazendo com que seu corpo passe a queimar menos calorias o que vai propiciar que ao fim dessa dieta o reganho de peso seja maior do que o que se perdeu.

Esse reganho de peso está relacionado com o que se chama Set Point, ou seja, o peso é controlado por uma glândula chamada hipotálamo, então o set point está ligado ao peso que está acostumado a ter e por isso seu hipotálamo tem registrado como o ideal. Então supondo que do nada comece uma dieta restritiva e perca 10 quilos em um mês, seu hipotálamo vai ficar sem entender o que aconteceu, pois ele tem registrado que seu peso é 10 quilos a mais e como essa perda ocorreu em um curto espaço de tempo ele não conseguiu processar.

CLIQUE NA IMAGEM E SIGA NOSSO INSTAGRAM


Então, como para ele o correto é 10 quilos a mais, ele vai fazer de tudo, alterar mecanismos e hormônios para que você volte a seu “peso ideal” e é aí que acontece o reganho de peso que sempre é superior ao que se perdeu. 


Então para que isso não ocorra é necessário que a perda de peso seja aos poucos e gradual, assim todo seu corpo vai conseguir se acostumar e se adaptar à sua nova realidade.

Além disso, dietas restritivas, principalmente em mulheres, são capazes afetar a fertilidade, pois para ovular é preciso de hormônios. Entre eles o estrogênio e LH (hormônio luteinizante). E quando há insuficiência de calorias no corpo da mulher há também uma baixa desses dois hormônios. Logo, gera comprometimento da fertilidade.

Há também baixa em vitaminas e minerais e são diversos os prejuízos causados pela deficiência de micronutrientes, que vai das mais leves, como: queda de cabelo até distúrbios metabólicos, como cegueira, confusão mental e coma.

Então, o que se precisa fazer é procurar um profissional capacitado que será capaz de calcular todas as suas necessidades e assim te auxiliar no emagrecimento de forma progressiva e saudável. Além disso é necessário ter em mente que jamais se deve querer perder em dias o que se levou anos para ganhar.

Beatriz Ramos
Nutricionista, pós graduanda em gestão de UAN e consultoria, pós graduanda em Nutrição Clínica, personal diet, especializada em bioimpedância, plano alimentar individualizado, emagrecimento, reeducação alimentar, prevenção e controle de doenças crônicas não transmissíveis.


COMPARTILHAR