A vacina contra a covid-19 não impede que as pessoas possam ter a doença, afinal não existe ainda vacina 100% eficaz contra o novo coronavírus. No entanto, o imunizante evita casos graves que levam à intubação e à morte. Os sintomas nesses casos, entre as pessoas vacinadas, são um pouco diferentes dos apresentados pelos não vacinados.
Um estudo feito no Reino Unido, com dados de 1 milhão de indivíduos, reuniu as principais manifestações em cada grupo. Esse sintomas foram catalogados pelo aplicativo Zoe Symptom Study.
Veja abaixo:
Principais sintomas em vacinados com a primeira dose
Entre as pessoas que receberam a primeira dose de um imunizante contra a covid-19, a febre – tão descrita no início da pandemia – não aparece com tanta frequência. Os sintomas mais relatados foram:
Dor de cabeça
Coriza
Dor de garganta
Espirros
Tosse persistente
Principais sintomas de quem está completamente vacinado
Segundo a pesquisa, as pessoas totalmente vacinadas relataram menos sintomas, que duraram por menos tempo, em comparação a quem está parcialmente imunizado (recebeu uma dose). O estudo também notou que as pessoas que foram vacinadas e depois testaram positivo para covid-19 eram mais propensas a relatar espirros como um sintoma em comparação com aquelas não vacinadas.
Nesse casos, as manifestações mais comuns foram:
Dor de cabeça
Coriza
Espirros
Dor de garganta
Perda de olfato
A febre, tida como um sintoma tradicional da covid-19, apareceu em 12º lugar e a falta de ar, na 29ª posição da lista.
Sintomas da covid-19 em não vacinados
Entre os não vacinados, os sintomas são mais reconhecíveis, no entanto, ainda foi possível observar algumas mudanças desde quando covid-19 apareceu pela primeira vez há um ano. Esse grupo apresentou principalmente:
Dor de cabeça
Dor de garganta
Coriza
A perda de olfato, um sintoma clássico no início da pandemia, foi o 9º problema mais relatado entre os não vacinados. A falta de ar, que também era comum, apareceu na 30ª posição.
Sintomas da variante Delta
Os sintomas da covid-19 também podem variar de acordo com a variante. Nos casos dos infectados pela cepa Delta, a mais contagiosa do coronavírus e que já está no Brasil, os sintomas são semelhantes a de um resfriado leve.