Ao menos dez barragens no estado da Bahia estão em estado crítico, afirmou nesta terça-feira, 28, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Adson Marchesini. O temporal, que tem atingido o sul e o extremo-sul da Bahia este mês, embora seja intenso, não causa risco de rompimento em barragens administradas pelo Governo da Bahia. “Nós temos várias barragens em nível crítico, com relação à quantidade de água, não com relação à possibilidade de um rompimento da barragem”.
As barragens que se romperam até o momento, segundo o coronel Adson Marchesini, foram feitas por fazendeiros. “Essas barragens de água foram se rompendo com essa situação e isso acabou causando um efeito dominó, mas as barragens principais do estado estão tranquilas até o momento”.
Neste fim de semana, foram rompidas barragens em Vitória da Conquista, no Sudoeste, e em Jussiape, na Chapada Diamantina. “As equipes responsáveis por cada uma de suas barragens estão fazendo monitoramento e a liberação de água na medida do controle para que evite qualquer tipo de problema maior para as comunidades ribeirinhas”.