SOLENIDADE | Entrega de carteiras: OAB-Conquista recebe 10 novos advogados e advogadas

Realizada na sede da Subseção de Vitória da Conquista, na manhã de hoje (17), aconteceu a segunda solenidade de entrega de carteira de 2022 e contou com a participação de diversas advogadas, advogados e familiares. A mesa de honra foi composta pela presidente da OAB-Conquista, Luciana Silva, que também conduziu a cerimônia, pelo secretário-geral, Fagner Guimarães, pela presidente da Comissão de Igualdade Racial, Maria Aparecida Rocha Carvalho, pela presidente da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa, Elisangela Paula do Sacramento, pela Comissão da Mulher e da Mulher Advogada, Sâmala Silva Santos, e pelo vice-presidente da Comissão de Apoio à Presidência, Marcelo Velame.

No primeiro momento, a presidente da Comissão da Mulher e da Mulher Advogada, Sâmala Santos, falou sobre as dificuldades e as responsabilidades da profissão. Por fim, discursou sobre a importância da representatividade negra feminina que compôs em maior número a mesa de honra. Em seguida, a presidente da Comissão de Igualdade Racial, Maria Aparecida Carvalho, evidenciou o valor da defesa de direitos, das prerrogativas profissionais e do juramento a ser realizado pelos novos colegas.

Em sequência, o vice-presidente da Comissão de Apoio à Presidência, Marcelo Velame, discorreu sobre a necessidade da ética e da reputação no exercício profissional. Segundo o artigo segundo do Estatuto da Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil, “o advogado é indispensável à administração da justiça”, ou seja, a advocacia é necessária na sociedade e segundo a presidente da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa, Elisangela Paula do Sacramento, a advocacia é uma profissão de resistência, responsabilidade e esforço diário.

Logo em seguida, o secretário-geral, Fagner Guimarães, discursou sobre a importância desse momento tão aguardado pelos bacharéis em Direito. “Hoje vocês não recebem somente a carteira. Com ela vocês serão instrumentos para a efetivação do Estado Democrático de Direito”, disse.

Por fim, a presidente da OAB Subseção de Vitória da Conquista, Luciana Silva, apresentou a Casa do Advogado como um lugar de amparo, além de ser uma entidade que defende a classe. “Essa casa está aqui para amparar e para combater junto com vocês qualquer violação contra as nossas prerrogativas”, fala. Por fim, Silva discursou sobre a advocacia como uma profissão que exige muito dos profissionais, visto que o estudo deve ser constante.

Ao todo, 10 novos advogados e advogadas ingressaram à Ordem: Átila Silva Meira; Blenda Luiza Cordeiro Silva; Delmiro Baqueiro Baqueiro Neto; John Carvalho de Oliveira; Joice Bernardo da Silva; Marcílio Neves Paixão; Marcos Murilo Mattos Rocha; Marcos Roberio Dias de Souza; Rafael Santos Leite e Tainara Soares do Carmo. É com imensa satisfação que a Ordem dos Advogados do Brasil Subseção de Vitória da Conquista recebe os novos profissionais da advocacia que assumiram o mesmo compromisso e valores da Instituição: assegurar a Ordem Jurídica do Estado Democrático, os Direitos Humanos, a Justiça Social e a Ética.


COMPARTILHAR