Na sessão itinerante desta quarta-feira (07), realizada na Faculdade Independente do Nordeste/FAINOR –, o diretor presidente da instituição, Ítalo Brito, destacou a importância da iniciativa da mesa diretora em levar o debate público ao ambiente universitário, em especial para os alunos do curso de Direito, que tiveram a oportunidade de uma vivência sociopolítica.
“Esse momento é muito especial não só pelo desenvolvimento da cidadania, mas por nos inserir nesse contexto de debate”, afirmou, afirmando que a Fainor é privilegiada por receber a sessão, para que sejam divulgados os processos da Casa à luz da Academia e assim poder contribuir para o desenvolvimento de Vitória da Conquista”.
A iniciativa teve como objetivo integrar o ambiente acadêmico ao legislativo municipal, permitindo que os alunos vivenciassem de perto os processos e debates que envolvem a elaboração de políticas públicas. Durante a audiência, foram discutidos temas relevantes para a comunidade e apresentados projetos de lei em tramitação.
O evento reuniu centenas de acadêmicos, a maioria do curso de Direito, do primeiro ao quarto semestres. A coordenadora do colegiado do curso de Direito, Professora Jamile Alves, e demais professores da instituição também marcaram presença no auditório.
O presidente da Câmara de Vereadores, Ivan Cordeiro, destacou a importância da aproximação entre o legislativo e a população. “Esse é o objetivo da Câmara, estar cada vez mais próximo da população, com mais transparência, com uma melhor comunicação. É uma experiência muito interessante, tanto para nós vereadores, quanto para os estudantes de Direito”.
Além de mostrar que política pode e deve dialogar com a educação, a aproximação entre universidade e poder público reforça o valor do conhecimento aliado à participação ativa na construção de uma sociedade mais justa e democrática.
A realização da audiência pública na FAINOR evidencia o compromisso da instituição com a formação integral de seus alunos, promovendo atividades que vão além da sala de aula e incentivando a participação ativa na vida política e social da cidade.