Sessão especial vai debater possível fechamento da Base Regional de Saúde de Itapetinga (antiga 14ª Dires)

Resultado de imagem para dires itapetinga
Imagem: Sudoeste Hoje
De iniciativa da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, será realizada uma sessão especial para debater o possível fechamento da Base Regional de Saúde de Itapetinga (antiga 14ª Dires), ligada ao Núcleo Regional de Saúde Sudoeste – Vitória da Conquista. O evento acontecerá na próxima quarta-feira (28), às 19 horas, no Plenário Ulysses Guimarães.
Composta pelos vereadores Eliomar Barreira (MDB), Márcio Piu (PSC), Fabiano Bahia (DEM) e Nailton Negreiro (PRB), a Mesa Diretora justificou que o fechamento da Base prejudicaria significativamente a população. A preocupação dos parlamentares é principalmente com o futuro dos servidores e com os serviços oferecidos em Itapetinga.
De acordo com a Mesa, a extinção da Base Regional de Saúde afetará negativamente a prestação de diversos serviços de saúde nos municípios da região atendidos pela diretoria, como fornecimento gratuito de medicamentos de alto custo para tratamento de doenças graves, controle de surtos e epidemias, inspeção de unidades hospitalares e distribuição de soros e vacinas para hospitais. O atendimento da Base Regional de Saúde de Itapetinga abrange 12 municípios do Médio Sudoeste.
Em 2015, as Diretorias Regionais de Saúde (Dires) foram extintas em todo o Estado, dando lugar aos Núcleos Regionais de Saúde (NRS). A extinção das Dires obedeceu à Lei Estadual Nº 13.204, de 11 de dezembro de 2014, que “Modifica a estrutura organizacional da Administração Pública do Poder Executivo Estadual e dá outras providências”.
Conforme informações da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a Bahia conta com nove NRS’s. Eles têm a finalidade de acompanhar as atividades de regulação, de vigilância sanitária e a dispensação de medicamentos, bem como as ações relativas à Coordenação de Monitoramento de Prestação de Serviços de Saúde, Central de Aquisições e Contratações da Saúde e à Corregedoria da Saúde, contribuindo para o fortalecimento da gestão junto aos Municípios.
Questionada sobre o assunto, a Assessoria de Comunicação da Sesab respondeu que não existe a possibilidade imediata de fechamento da Base. O que está acontecendo, segundo a Sesab, é um estudo sobre o funcionamento de todas as bases regionais de saúde.
Ascom/ CMI

COMPARTILHAR