Você sabe como limpar a garrafinha de água que a gente usa em casa ou leva para o trabalho ou academia? Nas redes sociais, uma internauta viralizou após dizer que uma mulher morreu após ingerir lodo de uma garrafa térmica que não era higienizada. Ela apagou a postagem. Porém há, sim, riscos para a saúde caso o objeto não seja limpo da maneira correta.
Para fazer a higienização corretamente, basta somente água, detergente e uma esponja ou escova, segundo explica a microbiologista Rosana Siqueira.
E depois de lavar a garrafa, a dica é deixar que ela seque completamente para não embolorar e mofar por dentro, caso não utilize o objeto logo em seguida.
Garrafa de água deve ser higienizada diariamente
De acordo com a especialista, higienizar a garrafa de água corretamente e todos os dias é o ideal. Do contrário, fazer essa limpeza com frequência, pelo menos de uma a duas vezes por semana, é um bom começo. A sugestão da microbiologista é não deixar que a garrafa fique suja por um mês.
Limpar a garrafinha de água evita que bactérias contaminem o objeto, já que diversas bactérias estão presentes na nossa boca e na nossa saliva. Então, no momento em que a gente bebe água, essas bactérias entram em contato com a garrafa.
A microbiologista Laura Marise afirma: “Como essas bactérias já estão no nosso corpo, não são prejudiciais à saúde. Mas a gente não tem como garantir que só tem essas bactérias benéficas dentro da garrafinha. Higienizar com frequência vai evitar doenças e problemas de saúde no geral.”
Garrafa de água no carro corre risco de proliferação de bactérias
Especialista explica polêmica comparação da garrafinha de água com o vaso sanitário
Você é do tipo que sempre deixa uma garrafinha de água no carro? Saiba que essa prática também precisa de um cuidado especial, pois o calor e o sol ajudam na proliferação de bactérias.
“[Isso] cria um ambiente que a bactéria adora para crescer: quentinho e úmido. Se você esqueceu [a garrafa] no carro, descarte totalmente aquela água e lave a garrafa antes de usar de novo”, ensina a microbiolista Laura Marise.