Será que vem mais chuva para a Bahia?


Por Maria Clara Machado (Climatempo)

A semana começou com bastante chuva pelo oeste e sul da Bahia. A umidade está elevada e as áreas de instabilidade espalham muitas nuvens carregadas por grande parte do interior da Bahia. Vitória da Conquista, no sul da Bahia, acumulou 31,8 mm entre o final da manhã e a tarde desta segunda. Guanambi,  no oeste, próximo a divisa do estado com o norte de Minas Gerais, teve mais chuva ainda e o volume alcançou 77 mm só no período de doze horas. Os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).


A chuva vai continuar favorável pelo interior da Bahia nos próximos dias. A circulação dos ventos sobre o Nordeste vai ajudar a manter  a umidade alta sobre o interior baiano. Mais áreas de instabilidade vão se formar e a previsão é de pancadas de chuva frequentes, especialmente sobre o oeste e sul do estado. Há risco de chuva forte. No sul do Maranhão e do Piauí também vão ocorrer pancadas de chuva com frequência essa semana.

Uma frente fria que passa pelo mar no Sudeste também vai alcançar o sul da Bahia na quinta-feira (8) e deve contribuir para manter as condições de chuva.

BARRAGEM DA EMBASA

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que, no domingo (11), foram registradas precipitações de 40 milímetros na bacia hidrográfica das barragens de Água Fria I e II, contribuindo diretamente para o aumento da vazão dos rios e mantendo a tendência de recuperação gradual do reservatório principal. O acumulado do mês de dezembro representa 58 milímetros. Diferentemente de Vitória da Conquista, o distrito de Barra Nova (em Barra do Choça), onde estão situadas as barragens, não registrou chuvas nesta segunda-feira (12).
As medições desta segunda-feira apontam que a barragem de Água Fria I (reservatório para situações emergenciais) continua com sua capacidade máxima, que é de 175 mil metros cúbicos (m³). Já a barragem de Água Fria II está com 54%, o que significa que possui 3,5 bilhões de litros de sua capacidade total, que é de 6,5 bilhões de litros. Neste momento, a Adutora do Catolé representa 86% da oferta de água distribuída pelo Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Vitória da Conquista.

COMPARTILHAR