SUDOESTE DIGITAL (Da redação) – O Baralho do Crime da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) foi atualizado na manhã desta segunda-feira, 5, com os criminosos mais procurados do estado da Bahia. Ao todo, cinco novos indivíduos foram inseridos no sistema, sendo um deles com atuação em Conquista e Itapetinga. CONFIRA ABAIXO.
De Vitória da Conquista, no sudoeste do estado da Bahia, Judson Santos de Oliveira, o “Leozinho”, possui mandado de prisão por tráfico de drogas e passa a ilustrar a carta ‘Três de Copas’.
RELEMBRE – Em novembro de 2017 11 explosivos em emulsão gel – semelhantes aos utilizados em ataques a caixas eletrônicos – foram apreendidos durante uma operação policial na cidade de Itapetinga, a 496 km de Salvador.
O material foi localizado na casa de Judson Santos Oliveira, conhecido como “Leozinho da Película”, preso anteriormente durante uma tentativa frustrada de assalto. O suspeito foi interceptado em um veículo, portando um revólver calibre 357, e reconhecido pelas vítimas. Ele foi autuado por tentativa de roubo e posse ilegal de explosivos e de arma de fogo.
Além dos explosivos, havia na residência cinco quilos de maconha, quatro vasos com a planta, cocaína, uma balança de precisão, uma espingarda calibre 38, munições e a quantia de R$ 1,1 mil.
Investigações apontam que “Buel” pode estar escondido no Rio de Janeiro e é o principal fornecedor de armas para membros do Comando Vermelho (CV) em Salvador e na Região Metropolitana (RMS). Ele também domina o tráfico de drogas em localidades da capital baiana, além de ser o mandante de vários homicídios.
“Buel” é considerado atualmente o alvo de maior prioridade da polícia baiana. A SSP-BA as forças de segurança do Rio de Janeiro estão trabalhando de forma conjunta para capturar o foragido.
Já Gutemberg Santana de Oliveira, o “Guduval”, passa a ilustrar a carta ‘Dama de Copas’. Atuante nas cidades de Nazaré das Farinhas e Maragogipe, no Recôncavo Baiano, e no bairro de Valéria, em Salvador, ele tem mandados de prisão pelos crimes de homicídio, organização criminosa, associação para o tráfico e tráfico de drogas.
As investigações do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco) apontam que “Guduval” exerce a função de coordenador operacional da facção Katiara, sendo responsável pela logística de distribuição de drogas para a capital e outras cidades do Recôncavo.
O novo ‘Valete de Copas’ é Danilo José de Jesus Silva, o “Haroldo”, apontado como a liderança do tráfico de drogas no bairro de Plataforma, principalmente nas localidades Conjunto Senhor do Bonfim e Bariri, em Salvador. Ele integra, pela segunda vez, a ferramenta, após a primeira inserção em setembro de 2017, na carta ‘Dois de Copas’.
Na carta ‘Dez de Copas’ foi inserido Anderson Silva Fagundes, conhecido como “Ralado”. Integrante do mesmo grupo criminoso de “Junior Pial”, “Ralado” é procurado por homicídio e tráfico de drogas, com atuação em Valéria, bairro da capital e na região de Maragogipe, no Recôncavo Baiano.