SEGURANÇA | Guardas-civis municipais de Itabuna aprovados no Concurso Público conhecem a experiência da Guarda Civil Municipal de Vitória da Conquista

Os 26 novos guardas-civis municipais de Itabuna, aprovados no Concurso Público nº 01/2023 que participam do Curso de Formação com carga horária de 880 horas, entre aulas teóricas, práticas, seminários e estágio supervisionado, terão nova experiência com uma Oficina nesta sexta-feira, dia 21, às 9h30min, na sede do Tiro de Guerra 06/007.

Os graduandos conhecerão a experiência da Guarda Civil Municipal de Vitória da Conquista com apresentação dos serviços relativos à Ronda Escolar e à Patrulha Aracelli que a unidade desenvolve naquela cidade do sudoeste, principalmente para evitar casos de abusos e violência contra crianças e adolescentes das redes pública e particular de ensino. O instrutor será o Capitão R/R PM Lemos, atual comandante-geral da unidade.

Desde meados de janeiro passado, os novos guardas-civis municipais aprovados no Concurso Público realizado pela Prefeitura de Itabuna antes de entrar em serviço participam da capacitação, cujos instrutores são os GCM mais antigos.

Segundo o comandante da Guarda Civil Municipal, Inácio Pereira, Itabuna é a primeira cidade baiana a preparar os novos agentes para suas atividades na corporação. “Era um sonho antigo e é uma demonstração do profissionalismo do efetivo e de reconhecimento pela gestão do prefeito Augusto Castro e do secretário Humberto Mattos, titular da Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SESOP).

O subcomandante da GCM, Inspetor Valdir Francisco dos Santos, informou que pela programação no período da tarde de sexta-feira a comitiva da GCM de Vitória da Conquista visitará as dependências da Patrulha Guardiã Maria da Penha da GCM de Itabuna, pois tem interesse em implantar projeto similar na cidade do sudoeste.

Capitão Lemos ingressou na Polícia Militar da Bahia, em 1990, como 3º Sargento, foi promovido a 1º Tenente, em 2010, por mérito intelectual, e a Capitão em 2018. Foi responsável pelo Planejamento Operacional da 3ª Companhia do 17º BPM, sediada em Brumado; delegado auxiliar em Barra da Estiva e comandante do Pelotão Comunitário de Barra do Choça. Como Capitão, foi Corregedor da 79ª CIPM, sediada em Poções, e exerceu a sua última função na ativa como chefe da Seção de Acompanhamento e Controle Estatístico, no Comando de Policiamento da Região Sudoeste (CPRSO).

Na reserva, atuava como diretor disciplinar da Escola Conveniada Professor Francisco de Assis Amorim Bonfim, em Barra do Choça, quando foi convidado para assumir a Guarda Municipal de Vitória da Conquista. É natural de Vitória da Conquista, filho do jornalista Enyl Manuel Lemos e Anelita Vieira Lemos, ambos falecidos. É casado e tem dois filhos.


COMPARTILHAR