SECA – Estado tem 91 municípios em situação de emergência

Resultado de imagem para seca em poções
Foto: Portal Poções

Em toda a Bahia, 91 municípios continuam em situação de emergência por conta da seca. As quatro últimas cidades incluídas nessas lista são Livramento de Nossa Senhora (Sertão Produtivo), Iraquara (Chapada Diamantina), Poções (Vitória da Conquista) e Santa Maria da Vitória (Bacia do Rio Corrente), em outubro passado.

Estes municípios serão beneficiados com os recursos da ordem de R$ 189 milhões destinados à Bahia pelo governo federal para o combate à seca. No total, 164 cidades baianas vão receber recursos para a construção de cisternas para consumo humano e compra de leite produzido por agricultores familiares.

Além daquelas 91 cidades, outros cinco municípios baianos já solicitaram, em outubro passado, homologação de situação de emergência: Angical (Bacia do Rio Corrente); Maracás (Vale do Jequiriçá); Andaraí, Utinga (Chapada Diamantina); e Barreiras (Bacia do Rio Grande). A seca já atingiu 3,3 milhões de pessoas em todo o estado.

Prejuízo


Segundo a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), os municípios estão sendo castigados pela seca e enfrentam dificuldades para manter, de forma regular, o abastecimento de água potável para a população.

Na atividade agropecuária, em outubro passado, a diminuição da produção chega até 70%. Na pecuária a situação também não é diferente, e o prejuízo já soma 60% e a gravidade atinge também o pequeno produtor, aquele que sobrevive das culturas de subsistência, inclusive, o milho e o feijão.

A Tarde /  Luan Santos


COMPARTILHAR