SAÚDE | Vigilância Sanitária ajuda a manter Conquista sem casos de doenças transmitidas por alimentos há três anos, diz Prefeitura

No fim de semana, a Vigilância Sanitária (Visa) deu prosseguimento às fiscalizações dos eventos em Vitória da Conquista, tendo em vista a atualização do decreto municipal que passou a autorizar a realização de eventos com público de até duas mil pessoas. A equipe da Visa tem cobrado o cumprimento das normas sanitárias estabelecidas no decreto e inspecionado os eventos que trabalham com a manipulação de alimentos, como o foi o caso do evento BBQ Conquista Festival, realizado no espaço João de Barros, com a presença de vários mestres da culinária brasileira.

“A Vigilância Sanitária só liberou a realização desse evento depois de todas as exigências terem sido cumpridas, com certificados de qualificação de boas praticas de manipulação de alimentos, Asus (Atestado de saúde ocupacional) e a estrutura dentro das normas sanitárias”, explicou Maico Mares, coordenador da Visa. Maico afirmou ainda que há quase três anos não há registro de Doença Transmitida por Alimentos (DTA).

O promotor do evento, Klécio Portela, destacou que procurou a parceria da Vigilância, que foi essencial para garantir a segurança dos clientes. “Contratei profissionais especializados e com experiência nesse tipo de churrasco raiz e chamei a Vigilância porque precisamos trabalhar com todo o protocolo debaixo do braço, principalmente, por conta da pandemia, para fazer as coisas da forma correta, sem precisar ser penalizados. A Vigilância que atendeu a gente de uma forma excepcional, que eu só tenho a agradecer”, pontuou o empresário.

O chef Tadeu Rango, mestre hamburgueiro, foi convidado para participar do evento ministrando um workshop e comentou sobre a importância do trabalho da fiscalização sanitária. “Segurança alimentar se for mal feita, mata. Esse controle feito no evento é muito importante e é uma parceria. Às vezes existe um receio da Vigilância, como se fosse uma coisa punitiva e, na verdade, é uma situação de controle alimentar para quem é cliente”, ressaltou o Chef.

A Visa continuará as fiscalizações nos restaurantes, lanchonetes, bares e eventos que comercializam ou manipulam alimentos, conferindo se todos os manipuladores estão capacitados com o curso de boas praticas de manipulação de alimentos preconizado pela RDC n° 216 de 15 de Setembro de 2004, como higienização da estrutura do estabelecimento, produtos bem acondicionados, qualificação de fornecedores, prazo de validade, saneantes certificado pelo Ministério da Saúde.


COMPARTILHAR