Na manhã de ontem (1º) a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu uma solicitação para que fosse à base do Corpo de Bombeiros em Vitória da Conquista fazer uma avaliação de alguns profissionais que apresentavam síndrome gripal e encaminhou, imediatamente, um farmacêutico para testagem em 12 pessoas, a princípio.
Os bombeiros passaram pelo teste de antígeno e o nove deles deram positivo para Covid-19. Considerando os contatos e interação da tropa, em ação conjunta, a secretaria e o Núcleo Regional da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) decidiram realizar testes em todos os que estavam no alojamento do Corpo de Bombeiros, quando foram detectados 19 casos positivos.
Todos estão em isolamento, foram avaliados por médicos e já estão em tratamento. Nesta segunda-feira (3) será realizada uma nova coleta, desta feita para o exame RT-PCR, nos demais que não tiveram diagnóstico, considerando a janela imunológica.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Ramona Pereira, a SMS e o NRE estão monitorando e avaliando a situação diariamente. “Aqueles que não apresentaram sinais e sintomas e não tiveram teste positivo foram deslocados para um hotel na cidade para não serem acometidos pela doença”, explicou Ramona. A Secretaria não informou que ligação há com o caso, mas acrescentou que “os bombeiros que vieram do Rio de Janeiro retornarão hoje para sua cidade”.