SAÚDE | Maio Materno: unidades de saúde promovem ações educativas para gestantes

As equipes das unidades de saúde da Atenção Básica e do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf-AB) estão mobilizadas na promoção de ações para as gestantes e suas parcerias, dentro da segunda edição do Maio Materno, que tem como tema “Pré-Natal: um ato de amor”.

A campanha reforça a importância da assistência à saúde da mãe e do feto para um nascimento saudável. Nesta quinta-feira (12), as gestantes acompanhadas pela equipe de saúde da unidade Nelson Barros foram convidadas a participar de uma manhã com atividades, recebendo orientações dos profissionais envolvidos nesse cuidado.

Uma das gestantes acompanhadas pela equipe é Naine Amaral, de 31 anos, que está no oitavo mês da sua terceira gestação e faz o pré-natal, , à risca, recebendo o suporte necessário para uma gestação saudável. “São informações e orientações muito boas, esclarecendo os mitos que a gente escuta por aí, e a equipe do posto é muito boa, a agente de saúde sempre por perto perguntando se está precisando de alguma coisa. Está sendo muito bom”, afirmou a gestante.

Nas ações, são abordados assuntos voltados para o ciclo da gravidez ao puerpério, dando ênfase aos indicadores de pré-natal do Programa Previne Brasil para detecção precoce da gestação, importância da adesão ao pré-natal, pré-natal odontológico, testagem rápida diagnóstica para HIV e sífilis, dentre outros.

A coordenadora das áreas técnicas de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente, Gislany Fontes, destaca que ao longo da gestação o corpo da mulher vai se modificando e a saúde da gestante e do bebê precisam ser monitorados. “Dentro da rede municipal de saúde, a nossa intenção é focar no trabalho de prevenção dos agravos, de fazer uma escuta qualificada, diagnóstico e tratamento também no decorrer da gestação, além do cuidado no momento do parto, em parceria com as maternidades, e o cuidado com puerpério”, pontuou a coordenadora.

O acesso ao pré-natal é um dos principais indicadores do prognóstico de nascimento e a qualidade dessa assistência ajudam a reduzir os riscos de intercorrências obstétricas e na morbimortalidade materna.

Veja a programação dos dias de mobilização do Maio Materno em algumas unidades da zona urbana e rural:

12/05 – USF Simão; 16/05 – USF Bruno Bacelar e UBS Dr. Hugo de Castro; 17/05 – USF Limeira, USF Lagoa das Flores I, UBS CAE II Rural e USF Solange Hortélio; 18/05 – USF Conveima, USF Pedrinhas e USF José Gonçalves; 19/05 – USF Lagoa das Flores II e USF São João da Vitória; 20/05 – USF Iguá; 21/05 – USF Vila América; 23/05 – USF Urbis V; 24/05 – USF João Melo e USF Recanto das Águas; 25/05 – USF São Joaquim e USF Nestor Guimarães; 27/05 – USF Lagoa Formosa.


COMPARTILHAR