Com o objetivo de ampliar o acesso da população a consultas com especialistas, reduzir o tempo de espera por atendimento e facilitar o cuidado com a saúde, especialmente para os moradores da Zona Rural e localidades mais distantes, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), lançou nesta terça-feira (15), o Telemed Conquista, serviço de telemedicina do Sistema Único de Saúde (SUS) de Vitória da Conquista.
Durante o lançamento, que aconteceu no ato de entrega da revitalização da Unidade Básica de Saúde São Vicente – Cae II, a prefeita Sheila Lemos destacou a importância deste novo serviço para a população de Vitória da Conquista, que está oferecendo 20 especialidades médicas de forma remota e que ampliará o acesso da população a consultas que a Prefeitura tem dificuldade em contratar profissionais para o atendimento.
“Nós vamos diminuir a espera por atendimentos com especialistas com o Telemed Conquista, um serviço de saúde a distância, que também conta com espaço no Cemae para aquelas pessoas que têm dificuldade com a tecnologia ou não têm um celular, computador com acesso à internet, conta com uma sala com técnico para auxílio durante a consulta”.
Sheila explicou que o serviço inicialmente irá atender mil pessoas e conforme a demanda e aceitação da população poderá ser ampliado. “Estamos começando com mil pessoas e oferta de 20 especialidades, mas a depender da demanda e da adesão ao serviço, a gente pode ampliar o número de vagas e de especialidades contratadas”.
A telemedicina já vem sendo utilizada há mais de 15 anos, e agora, em Vitória da Conquista, passa a integrar a rede municipal de saúde como uma estratégia para garantir maior resolutividade, agilidade no diagnóstico, otimização do tempo de pacientes e profissionais, além de qualificar o atendimento especializado.
Segundo a secretária Fernanda Maron, o Telemed Conquista é uma inovação na Saúde de Vitória da Conquista já amplamente utilizada pelo SUS desde 2015, regulamentada pela Lei Federal nº 14.510/2022 e pela Resolução nº 2.314/2022 do Conselho Federal de Medicina, e tem se consolidado como uma ferramenta eficaz para garantir o acesso à saúde, especialmente após a pandemia da Covid-19.
“Este serviço possibilita mais acesso da nossa população a consultas com especialistas, principalmente a população da zona rural. Com o uso dessa tecnologia, nós conseguimos levar o profissional para atendimento de forma online para dentro da casa do paciente. No dia do agendamento será disponibilizado um link com data, horário e o dia da consulta. Então é a Prefeitura de Vitória da Conquista dando mais acesso a nossa população aos serviços de saúde”, disse.