As ações de atendimento e acompanhamento aos usuários com diagnóstico de diabetes e/ou hipertensão arterial foram retomadas nas unidades de saúde do município neste mês de abril. O projeto foi iniciado no ano passado como piloto e já atendeu mais de 1200 pessoas em 26 unidades de saúde, 700 delas somente neste mês, e foi completamente reestruturado para continuar atuando neste ano.
As atividades do projeto são desenvolvidas pelas diretorias de Vigilância em Saúde e Atenção Básica, com o programa Assistência Farmacêutica Mais Perto das Pessoas. É um movimento que busca ampliar a articulação deste setor com as equipes de Saúde da Família e a comunidade, levando mais atendimento de saúde aos usuários do serviço que convivem com doenças crônicas.
Todas as ações acontecem de forma programada e a comunidade é convidada pela unidade de Saúde para participar da ação, que oferta orientações gerais sobre o uso racional de medicamentos, os cuidados com o tratamento da diabetes, hipertensão e colesterol alto, bem como aferição da pressão arterial, glicemia capilar e exame de hemoglobina glicada, através do equipamento de point-of-care testing (POCT) – exame considerado padrão ouro para diagnóstico e monitoramento da diabetes mellitus, com resultado em menos de cinco minutos.
“Os pacientes que apresentam alteração são encaminhados já no mesmo momento para atendimento médico da equipe de saúde, garantindo maior agilidade na avaliação e alteração do tratamento, quando necessário. Isso leva ao melhor controle dos problemas de saúde, consequentemente, uma melhora na qualidade de vida das pessoas”, explicou o farmacêutico Pablo Maciel, que está à frente do projeto.
Neste ano, o projeto incluiu o teste para avaliação do colesterol e ampliou os atendimentos, passando a contemplar todas as equipes de saúde, com frequência de duas a três vezes ao ano – período preconizado para avaliação dos pacientes com doenças crônicas. Os pacientes com necessidades individuais, relacionadas à farmacoterapia e monitoramento residencial da pressão arterial, são encaminhados para atendimento clínico farmacêutico na Farmácia da Família II/Farmácia-escola da UFBA. Todas essas estratégias auxiliam na melhor avaliação clínica e melhores resultados em saúde dos usuários.
Os atendimentos já passaram pelas unidades de Inhobim II, Patagônia I e II, Iguá, Lagoa Formosa, São João da Vitória, Dantilândia, Pedrinhas I e II, Jardim Valéria I e II, Conveima I e II, Nelson Barros II, Vila América e Lagoa das Flores II; dando continuidade ainda nesta semana nas unidades de Limeira, Nestor Guimarães I e II e Inhobim I. Para saber qual a programação de sua unidade, procure informações com o agente comunitário de Saúde de sua área.