O município de Vitória da Conquista (BA) será contemplado com uma nova ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), antecipa o deputado federal Jorge Solla (PT-BA), após encontro com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, nesta quarta-feira (9).
A entrega marca a retomada da política federal de renovação automática da frota de ambulâncias do SAMU, medida que havia sido suspensa na gestão passada para dar lugar à prática de contemplar apenas municípios aliados via emendas do orçamento secreto.
“Desde a criação do SAMU, havia uma portaria do Ministério que determinava a renovação automática da frota a cada cinco anos de uso, mas o desgoverno Bolsonaro alterou a norma para contemplar apenas os aliados, sem critérios, via orçamento secreto”, apontou Solla.
A ministra repassou a informação a Solla durante a participação dela na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) da Câmara dos Deputados, quando teve oportunidade de destacar a retomada das políticas públicas de saúde paralisadas há seis anos.
Ainda segundo Trindade informou ao parlamentar, o Ministério da Saúde deverá, nos próximos dias, anunciar a distribuição de cerca de 1.800 ambulâncias do SAMU para municípios de todo o território nacional, conforme os critérios técnicos.