ROLETA RUSSA – Prefeitura lacra 45 ônibus da Viação Vitória; frota sucateada ameaça passageiros e pedestres


Fiscais da Prefeitura de Vitória da Conquista, ligados à Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), lacraram 45 ônibus da Viação Vitória na manhã desta terça-feira (17), 24 horas após um dos veículos da empresa ter se envolvido em um acidente de grandes proporções no Bairro Alto Maron, zona leste da cidade. A contagem continua em atualização e, provavelmente, toda frota de 80 ônibus deverá ser lacrada até o final do dia.
Em editorial nessa segunda-feira (16), o Sudoeste Digital já chamava à atenção para a cumplicidade e prevaricação da Prefeitura para com a Viação Vitória, o que poderia resultar em mais acidentes, com riscos de lesões graves e até mortes. Com o título Uma “brincadeira mortal” imposta aos passageiros do transporte público o artigo alcançou recorde em acessos e comentários, a maioria criticando a omissão da Prefeitura. LEIA O NOSSO EDITORIAL

A intervenção na frota da Viação Vitória expõe a gravidade do problema pelo qual a empresa passa. Com mais de 90% dos veículos sem manutenção preventiva, em processo de pré-falência, sucessivos atrasos salariais e dívidas que, somente com o município, ultrapassam R$37 milhões, ainda assim a Vitória continua dando as cartas no transporte público.

Diante da interdição, somente os ônibus da Viação Cidade Verde continuam circulando normalmente. A empresa atua em itinerários programados, conforme licitação. Com a lacuna deixada pela Vitória, a Prefeitura não buscou alternativa, como a solicitação à direção da Cidade Verdade para cobrir as linhas da Vitória.

Em meio ao caos, mais de 600 veículos clandestinos, entre vans e carros de passeio, invadem os itinerários descobertos pela Vitória e até os regulares, transportando ilegalmente centenas de pessoas. Em descumprimento á recomendação da promotora de Justiça, Lucimeire Carvalho, a Prefeitura ainda não procedeu a fiscalização e apreensão desses veículos.

Sobre o fato que motivou a interdição nos veículos da empresa, deixando mais de 60 mil usuários sem transporte em diversos itinerários, numa fria e chuvosa manhã desta terça-feira, o titular da Semob, Ivan Cordeiro, declarou que a operação visa garantir a segurança dos passageiros. “A fiscalização continua durante todo o dia”, completou.

O incidente no Alto Maron ocorreu domingo, quando o ônibus que faz a linha para o bairro desceu de ré, atingiu um carro de passeio e só parou após bater em outro ônibus da mesma empresa. A Viação Vitória ainda não se posicionou sobre a interdição da frota.


COMPARTILHAR