O primeiro curso de Agroecologia do Brasil, em nível de licenciatura, teve início na terça-feira (16), no município de Riacho de Santana, com um ato solene. O evento foi realizado nas instalações da Faculdade de Agroecologia do Pequeno Agricultor, vinculada à
Associação das Escolas das Comunidades e Famílias Agrícolas da Bahia(Aecofaba).
Promovido pela UNEB, sob responsabilidade do Departamento de Educação – Campus XII, de Guanambi, por meio de parceira com a AecoFaba, a solenidade contou com a participação de representações de várias instituições da sociedade civil e do estado,
além de dezenas de alunos das unidades de ensino das Escolas Agrícolas e os selecionados para o curso.
A mesa de abertura foi composta pela professora Tatiane Gomes, representando a reitora da UNEB, José Nivaldo (Aecofaba), Poliana Reis (Sec), Bete Costa (Governo do Estado), deputado estadual Zé Raimundo, Dom Vicente de Paula Ferreira (Bispo Diocesano de Livramento), padres Sátiro e Isaías e lideranças dos movimentos sociais.
O deputado Zé Raimundo esteve presente como importante apoiador, que ajudou a viabilizar a implantação do curso superior destinando recursos financeiros de emendas parlamentares impositivas, juntamente com o deputado federal Waldenor Pereira. Os recursos serão essenciais para proporcionar as condições de funcionamento das atividades didático-científicas dos alunos e professores.
Em sua intervenção no ato solene, Zé Raimundo parabenizou todas as lideranças da AECOFABA nas pessoas do professor Zé Nivaldo e Tatiane Gomes e falou da alegria de celebrar o momento, tanto para ele quanto para o deputado federal Waldenor Pereira (ex- reitor da UESB), pois ambos, como professores universitários, tiveram a trajetória de vida pautada na educação. Como parlamentares, frisou, priorizam a educação e também eventos da cultura e a ciência para a destinação de recursos de suas emendas.
O deputado lembrou que a criação de um curso superior na área de Agronomia, em Riacho de Santana, era um sonho almejado há muito tempo pelos dirigentes, professores e alunos da rede Escolas da AECOFABA. Ele destacou o papel fundamental do professor José Nivaldo na concretização desse sonho.
“O professor Nivaldo, ainda com o professor Joaquim, deu seguimento aos ideais dos padres Aldo e João de tornar as EFAS um centro formador de profissionais em nível universitário. Ele foi o grande o articulador junto à Uneb e aos nossos mandatos para a destinação desses recursos que estamos fazendo para implementar esse curso”, frisou Zé Raimundo.
O parlamentar ressaltou também o apoio do governador Jerônimo Rodrigues, que enquanto secretário estadual de Educação, conheceu, estimulou a implantação do curso e vem apoiando esse projeto de fortalecimento das escolas Agrícolas.