REVIRAVOLTA | MP-BA pede que irmã de adolescente morta seja afastada dos pais; crime tem indícios de estupro

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) solicitou à Justiça que determine, em caráter liminar, a suspensão do poder familiar dos pais da irmã da adolescente espanhola Nayra Gattyi, de 14 anos. Ela foi encontrada morta em Caraíva, distrito turístico de Porto Seguro, no extremo sul.

Além das marcas de estrangulamento, anteriormente identificadas, há indícios de estupro, informou o órgão.

O pedido, feito na última sexta-feira (17), é baseado no relatório do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), que apontou vulnerabilidade social das irmãs em face da negligência do pai e incapacidade da mãe para o cuidado das filhas, segundo o MP.

O órgão requereu, também, como medida protetiva, a determinação de acolhimento institucional da criança, que tem 9 anos de idade e estava com a menina e o pai na última vez em que a adolescente foi vista com vida.

Conforme o MP-BA, até o momento o pedido não foi acatado. O g1 entrou em contato com o Tribunal de Justiça da Bahia, que relatou que não pode passar informações, porque o caso tramita em segredo judicial.

As circunstâncias da morte da jovem estão sendo apuradas pela Polícia Civil, que deve encaminhar o inquérito policial ao MP assim for que concluído. Até o momento, nenhum suspeito foi preso, contudo, mais de 25 pessoas já foram ouvidas. Outras informações não foram passadas para não atrapalhar o andamento das investigações.

Na sexta-feira (17), em Caraíva, um grupo se uniu para protestar contra a morte e para pedir justiça, além de celeridade nas investigações. Com cartazes, os manifestantes se reuniram à beira do Rio Caraíva e fizeram uma caminhada até a praça da igreja, onde fizeram orações. Participaram do ato, amigos, colegas do jiu-jitsu, esporte praticado pela jovem em uma ong, e o pai de Nayra.

Na quinta-feira (16), a atriz Giselle Itié fez uma postagem nas redes sociais, com fotos ao lado Nayra e lamentou a morte da adolescente. Ainda por meio das redes sociais, a atriz não detalhou a relação que tinha com a adolescente, mas se mostrou muito próxima a ela e a irmã de Nayra.


COMPARTILHAR