REVIRAVOLTA | Itaú suspende fechamento da agência de Brumado

Após campanha realizada pelo Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região, denunciando a irresponsabilidade do Itaú em encerrar de forma abrupta as atividades em Brumado, e a consequente repercussão negativa em diversos setores da sociedade, o banco decidiu suspender o fechamento da agência na cidade.

A instituição financeira havia informado que interromperia o funcionamento da unidade na última quarta-feira (7). A partir do comunicado, o SEEB/VCR iniciou uma campanha contra o fechamento, que contou com manifestação em frente à unidade, entrevista para rádios e blogs da região e publicização por meio de carro de som.

O Sindicato denunciou intensivamente como o encerramento era injustificado e os prejuízos que seriam causados à população de Brumado, que teriam suas contas encaminhadas para a agência de Guanambi, a 140 km de distância.

No primeiro trimestre deste ano, o banco já lucrou mais de R$ 8 bilhões. Em 2022, o Itaú obteve mais de R$ 30 bilhões de lucro à custa da exploração dos trabalhadores e clientes. No mesmo período, foram fechadas 239 agências em todo país, gerando centenas de demissões.

A informação sobre manutenção das atividades ocorreu de forma interna e a diretoria ainda aguarda a declaração oficial do banco.

“A suspensão do fechamento da agência do Itaú no município de Brumado é uma importante vitória para a categoria e também para a população da região, pois todos sabemos das consequências negativas, tanto para o comércio local quanto para os trabalhadores do banco, quando há o fechamento de agências. Mesmo com o Itaú se recusando a dialogar conosco, conseguir suspender o fechamento mostra a força que há na mobilização da sociedade em defesa dos interesses coletivos e sobre a ganância das instituições financeiras”, afirma Leonardo Viana, presidente do Sindicato.


COMPARTILHAR