RETROSPECTIVA 2024 | Relembre as personalidades que faleceram neste ano

Ao longo de 2024, o Brasil deu adeus a grandes personalidades. Desde o primeiro mês do ano aos últimos dias de dezembro, a arte brasileira perdeu nomes que marcaram a cultura nacional e fizeram história em suas áreas, como Zagallo, único técnico a conquistar duas Copas do Mundo como jogador e duas como técnico e Silvio Santos, maior nome da comunicação brasileira. Confira as personalidades que nos deram adeus em 2024:

Foto: Globo/ Divulgação

Zagallo: lenda do futebol brasileiro, o ícone Zagallo, único técnico a conquistar duas Copas do Mundo como jogador e duas como técnico, morreu aos 92 anos no dia 6 de janeiro. O ex-jogador estava internado desde o fim de dezembro em um hospital do Rio de Janeiro. A causa da morte do craque foi falência múltipla dos órgãos.

Jandira Martini: a atriz, conhecida pelo papel como Zoraide em ‘O Clone’ e figurinha marcada nas novelas de Glória Perez, morreu no dia 29 de janeiro aos 78 anos, em decorrência de um câncer de pulmão. A doença foi diagnosticada há alguns anos, porém, em 2023, o tumor voltou com mais intensidade, o que fez com que a veterana fosse internada novamente e não resistisse.

Ziraldo: considerado um dos maiores cartunistas brasileiros e responsável por um dos personagens mais marcantes da cultura local, o Menino Maluquinho, Ziraldo faleceu aos 91 anos no dia 6 de abril. De acordo com informações da família, Ziraldo morreu dormindo, quando estava em casa, no Rio de Janeiro, de causas naturais.

Foto: Divulgação/ Arquivo Pessoal

Silvio Luiz: voz marcante do esporte, o locutor morreu aos 89 anos no dia 16 de maio. Silvio, que teve passagens pela Record, Band, SBT e RedeTV!, estava internado desde o dia 8 de maio, no Hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo. A internação ocorreu após o narrador passar mal durante uma transmissão ao vivo. A causa da morte do locutor foi falência múltipla dos órgãos.

Missinho: primeiro vocalista da banda Chiclete com Banana, Missinho teve a morte confirmada no dia 16 de maio, aos 64 anos. O artista estava internado no Hospital Roberto Santos, em Salvador, e faleceu após dar entrada no hospital com uma crise renal. O artista teve falência múltipla dos órgãos.

Dito Machado: o compositor baiano Expedito Machado, conhecido como Dito, da dupla ‘Tom e Dito’, morreu no dia 17 de julho deste ano após sofrer uma queda no banheiro de casa.

Antero Greco: o jornalista esportivo faleceu no dia 16 de maio, aos 69 anos, após dias internado para tratar um tumor no cérebro. A doença tinha sido diagnosticada em junho de 2022, e desde então, o comentarista estava em tratamento e recluso.

Nahim: a morte do cantor aos 71 anos surpreendeu os admiradores do artista. Nahim foi encontrado sem vida na casa onde vivia, em Taboão da Serra, na Grande São Paulo, no dia 13 de junho.  Inicialmente, a causa da morte tinha sido atribuída a uma queda de uma escada. No entanto, após exames, a polícia científica concluiu que o cantor faleceu em decorrência de uma intoxicação por cocaína, associada a um traumatismo craniano.

Crystian: o cantor morreu aos 67 anos no dia 20 de junho. A dupla de Ralf enfrentava problemas de saúde há algum tempo e havia adiado um transplante de rim para realizar uma cirurgia no coração. A causa da morte do sertanejo foi um choque séptico, decorrente de uma pneumonia agravada por comorbidades.

Foto: Divulgação

Silvio Santos: ícone da televisão brasileira, Silvio Santos faleceu aos 93 anos no dia 17 de agosto, após mais de duas semanas internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para se recuperar do H1N1. O veterano já não estava mais na televisão, uma decisão que tomou desde a pandemia da Covid-19. Silvio não tinha vontade de voltar a aparecer na telinha e deixou a missão para dar continuidade ao legado na TV brasileira para as filhas. O empresário e comunicador deixou a viúva, Íris, 6 filhas, 14 netos e 4 bisnetos.

Foto: Divulgação

Cid Moreira: ícone do jornalismo brasileiro e uma das vozes mais marcantes do Brasil, o jornalista morreu no dia 3 de outubro, aos 97 anos. O comunicador estava internado em um hospital em Petrópolis, no Rio de Janeiro, desde o início de setembro, para tratar de uma pneumonia. Cid não resistiu as complicações e faleceu devido a uma insuficiência renal crônica.

Ary Toledo: figura marcante da comédia brasileira, o humorista morreu aos 87 anos no dia 12 de outubro. Ary estava internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, desde o dia 2 de outubro, em decorrência de uma pneumonia. No entanto, o quadro do veterano se agravou e ele não resistiu.

Ney Latorraca: o ator e diretor de 80 anos teve a morte confirmada no dia 26 de dezembro de 2024, após seis dias de internação na Clínica São Vicente, na Gávea, no Rio de Janeiro. Ney, diagnosticado com um câncer de próstata em 2019, faleceu em decorrência de uma sepse pulmonar. Ney já tinha sido operado e retirado a próstata, no entanto, em agosto deste ano, a doença voltou com metástase.


COMPARTILHAR