RELIGIÃO | Sobre Profetas e Orgulho

O Livro de Mórmon: Outro Testamento de Jesus Cristo | VindeACristo.org
Por Mikaela Anderson* – Nos ensinamentos de Samuel, o lamanita, em Helamã 13-15, ele é rápido em apontar o orgulho que dominou a sociedade nefita. Samuel, o lamanita, declara:

(…) Pois, como vive o Senhor, se um profeta vier entre vocês e lhes declarar a palavra do Senhor, que testifica de seus pecados e iniquidades, vocês estão irados com ele e expulsam-no e procuram todos os meios para destruí-lo ; sim, você dirá que ele é um falso profeta e que ele é um pecador e do diabo, porque ele testifica que suas ações são más.  

Mas eis que se um homem vier entre vós e disser: Fazei isto e não haverá iniquidade; façam isso e não sofrerão; sim, ele dirá: Siga o orgulho de seu próprio coração; sim, andai segundo o orgulho de vossos olhos e faça tudo o que vosso coração desejar — e se um homem vier entre vós e disser isto, vós o recebereis e direis que ele é um profeta.  

HELAMÃ 13: 26-27

Samuel demonstra o orgulho do povo nefita, convidando-os a refletir sobre como reagem aos profetas que confirmam ou rejeitam suas inclinações naturais. No entanto, a tendência de rejeitar conselhos inconvenientes dificilmente é exclusiva dos nefitas nos anos que antecederam o ministério mortal de Cristo. A mesma rejeição aos profetas é manifestada de forma consistente em todas as escrituras. 
O viés de confirmação é definido pela American Psychological Association como “a tendência de reunir evidências que confirmam as expectativas preexistentes, normalmente enfatizando ou buscando evidências de apoio ao rejeitar ou deixar de buscar evidências contraditórias”. Numerosos estudos descobriram que esse é o caso quando as pessoas estão avaliando novas informações. As pessoas tendem a ser muito mais críticas às informações que contradizem suas opiniões e mais receptivas aos dados de apoio. Não é de se admirar que esse preconceito tenha afetado nossa percepção da legitimidade dos profetas modernos.
Livro de Enos – Wikipédia, a enciclopédia livre
Na palestra de Jeffrey R. Holland “ O Custo – e as Bênçãos – do Discipulado ”, ele observa esta tendência na sociedade atual:
“Infelizmente, meus jovens amigos, é uma característica da nossa época que, se as pessoas querem algum deuses, eles querem que sejam deuses que não exigem muito, deuses confortáveis, deuses suaves que não apenas não balançam o barco mas nem mesmo reme, deuses que nos dão tapinhas na cabeça, nos fazem rir e depois nos dizem para correr e colher malmequeres. ”
Ele prossegue explicando: “… há uma diferença crucial entre o mandamento de perdoar o pecado (que [Cristo] tinha infinita capacidade de fazer) e a advertência contra perdoá-lo (o que Ele nunca fez nem uma vez).”
Como os profetas são chamados por Deus para serem “vigias na torre”, alertando-nos contra os perigos do pecado, eles necessariamente devem falar verdades desagradáveis. Portanto, é nossa responsabilidade como discípulos de Cristo buscar em espírito de oração compreender aqueles ensinamentos que são particularmente difíceis de entender, em vez de rejeitá-los imediatamente e dizer simbolicamente “aos profetas: Não profetize para nós coisas certas, fale-nos coisas suaves, profetizar enganos ”( Isaías 30:10 ).
Hoje, em minhas tentativas de discernir a verdade por mim mesma, serei cautelosa para não dispensar o conselho de líderes de minha igreja. Vou exercer fé e procurar entender a vontade de Deus, em vez de confirmar minha própria vontade. 
| *Mikaela Anderson, estudante universitária da BYU, nasceu em Charlotte, Carolina do Norte (Estados Unidos). Atuou por 18 meses no Brasil como missionária da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias na Bahia, com reconhecida atuação na Ala Candeias, em Vitória da Conquista. Para o conteúdo original, em inglês, acesse AQUI.  

COMPARTILHAR