RELIGIÃO | Dom Valdemir Ferreira, da Arquidiocese Metropolitana de Vitória da Conquista, assume bispado em Alagoas

O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 18 de agosto, Bispo da Diocese de Penedo, Alagoas, dom Valdemir Ferreira dos Santos (de mão erguida), transferindo-o da diocese baiana de Amargosa. Dom Valdemir Ferreira dos Santos nasceu em 30 de março de 1960 em Nova Canaã, Arquidiocese Metropolitana de Vitória da Conquista, no Estado da Bahia.

Estudou Filosofia no Seminário Maior da Diocese de Teófilo Otoni (MG) e nas Faculdades Adamantinenses Integradas de São Paulo, e Teologia na Pontifícia Faculdade Nossa Senhora da Assunção. Obteve Licença em Teologia Bíblica na Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino – Angelicum de Roma.

Em 6 de setembro de 1987 foi ordenado sacerdote pela Arquidiocese Metropolitana de Vitória da Conquista, na qual desempenhou as seguintes funções: coordenador da Catequese e Pastoral Vocacional; diretor espiritual do Movimento Cursilhos de Cristandade; professor no Instituto de Filosofia e no Centro de Formação para Leigos; pároco; vice-reitor e depois reitor do Seminário de Filosofia; reitor do Seminário Propedêutico; diretor da Escola de Formação de Diáconos Permanentes; vigário episcopal; ecônomo arquidiocesano; membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores. Ademais, colaborou na Coordenação de Catequese do Regional Nordeste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Dom Valdemir foi nomeado bispo de Floriano (PI), pelo Papa Bento XVI, em 17 de março de 2010. A ordenação, com a presença do então arcebispo de Vitória da Conquista, dom Luís Gonzaga Pepeu, e de seu antecessor, dom Geraldo Lyrio Rocha, à época presidente da CNBB, ocorreu em 30 de maio daquele ano.

Em 4 de maio de 2016, foi nomeado bispo de Amargosa, sendo transferido da sede de Floriano.

Seu lema episcopal é “Pasce oves meas” (Apascenta as minhas ovelhas) Jo 21,17.


COMPARTILHAR