RELIGIÃO | Arquidiocese de Vitória da Conquista cria altar digital e fiel alcança primeira graça

[Arquidiocese de Vitória da Conquista cria altar digital e fiel alcança primeira graça]

A Arquidiocese de Vitória da Conquista através de uma ideia do Bispo Arquidiocesano Dom Josafá Menezes criou o altar virtual.

A iniciativa do bispo surgiu inicialmente com o objetivo de fazer apenas um altar físico na Catedral e nele santos que são invocados ao longo da história em tempos de pandemia, como São Sebastião, São Roque, São Rita de Cássia, São Miguel Arcanjo e Nossa Senhora das Vitórias e a Medalha milagrosa ficariam expostos para orações e pedidos para o fim da pandemia da COVID-19.

Todavia, em contato com o diácono Uatos Pires, o bispo avaliou a possibilidade de colocar este altar também no ambiente virtual. Em entrevista ao Fé Católica, o diácono conta que primeiramente pensou-se em criar um aplicativo, mas devido ao tempo que levaria para construí-lo, optou-se por um site, que pode ser acessado através deste link aqui. 

“Em parceira com Mateus, um jovem que trabalha na Assessoria de Comunicação da Arquidiocese criamos o site. Dom Josafá fez um devocionário e enviou o texto para Mateus que fez a parte de diagramação, formatação e eu fiquei com a parte de criar o domínio, buscar uma plataforma para hospedagem, e o Padre Filipe ficou com o altar físico”, explica.

O diácono fala que ao divulgar a iniciativa houve uma grande receptividade e logo no primeiro dia mais de cem pedidos de oração foram feitos. “Na primeira semana foram mais de mil acessos e isso é muito significativo se observamos que a maioria dos fiéis já são idosos”, pontua. E em meio a tantos pedidos de oração desde o lançamento da plataforma a cerca de 2 semanas, uma graça foi alcançada. “Uma pessoa pediu a cura da COVID-19 e ela foi curada”, revela com alegria.

E em meio aos santos intercessores do altar físico e virtual esta também a primeira santa nascida no Brasil: Santa Dulce dos Pobres e sua relíquia de primeiro grau. “Santa Dulce está no altar pois tem um trabalho especial com os enfermos que se edificou através do Hospital Santo Antônio, ela é uma protetora especial não só para os baianos, mas para todo o povo católico. E com certeza ela está intercedendo por todos os enfermos da COVID-19”, crê.

Para a contenção da disseminação do vírus da COVID-19, as celebrações com a presença dos fiéis nas Igrejas estão suspensas, mas o próprio Senhor Jesus, diz na bíblia: “Tudo o que, na oração pedirdes com fé, vós o recebereis (Mt 21, 22)”. | Fé Católica


COMPARTILHAR