REFERÊNCIA | Aluna do IFBA campus Vitória da Conquista é selecionada em Programa Jovem Deputado Baiano

Júlia Gonzaga Bruno, aluna do 3o. ano do curso Técnico em Informática do IFBA campus Vitória da Conquista, foi a única estudante da cidade de Vitória da Conquista selecionada para o Programa Jovem Deputado Baiano.

O programa é uma parceria entre a Secretaria de Educação do Estado e a Assembleia Legislativa da Bahia para oferecer aos jovens a oportunidade de participar ativamente da elaboração de projetos de lei e vivenciar o cotidiano do legislativo baiano.

O projeto que levou Julia à classificação contou com o apoio e orientação da Profa. Dra. Ione Rocha e do Prof. Dr. Fernando Azevedo e consiste em uma proposta para a instituição de um programa de Intercâmbio Cultural e Educacional do Estado da Bahia (PICEI) para os alunos de ensino médio da rede pública estadual de ensino. O PICEI tem como objetivo o fortalecimento integral dos alunos do ensino médio, preparando-os para os desafios da atual sociedade globalizada.

A ideia do projeto é que os alunos aprovados teriam que participar de uma capacitação intensiva ofertada no semestre anterior ao do Intercâmbio, em horário oposto às aulas regulares. Após a aprovação nesta capacitação, os alunos iriam para o país (ou países) e instituições parceiras e cursariam um semestre letivo neste país com todas as providências financeiras necessárias, incluindo bolsa auxílio, bolsa Intercâmbio, alimentação, hospedagem, transporte, documentação e todos os outros requisitos para uma viagem internacional.

A estudante conta sua motivação em participar e a escolha do projeto “ Eu descobri o projeto por meio da prof. Ione e logo de cara me entusiasmei, pois quero trabalhar com política no futuro e estar em um ambiente político democrático ainda tão nova seria um privilégio. Como quero cursar Relações Internacionais na faculdade, pareceu óbvio pra mim que o Projeto de Lei deveria ser sobre conhecimento e educação Internacional “…Coloquei no papel tudo aquilo que queria para o meu Estado e para os nossos alunos, desenvolvi uma proposta politizada que teria a capacidade de chegar a todos esses estudantes de forma equitativa, independente da sua raça e condição financeira”, relata a discente.

No mês de dezembro deste ano os aprovados vão viajar para Salvador em dezembro de 2024 para uma semana de vivências como deputados jovens na Assembleia Legislativa, desempenhando funções, atuando em comissões, propondo ações e participando de votações.

Em 2023, a discente Júlia Gonzaga, sob a orientação da Prof. Dra Ione Rocha, já havia alcançado a melhor colocação do Estado da Bahia no concurso de redações “Harvard Book Prize”.


COMPARTILHAR