Record TV cresce em audiência e encurrala Rede Bahia; Globo cobra resultados e ameaça com demissões

Resultado de imagem para silvana tv bahia
Silvana Freire, apresentadora do programa Bahia Meio Dia, da TV Bahia

                                                                                   Imagem: redes sociais

Jussara Novaes (Sudoeste Digital) – A baixa audiência da TV Bahia frente à Record TV está deixando os executivos da filial da Rede Globo em polvorosa, a ponto de a emissora da família ACM contratar profissionais de fora do Estado para avaliar a situação. Antes disso, a Globo já havia feito uma importante intervenção.

Diante da crise de audiência sem precedentes em Salvador, onde perde diariamente para programas da Record TV, a Globo fez mudanças na TV Bahia. A primeira cabeça a rolar foi a de Roberto Appel, diretor de jornalismo da TV Bahia desde 2002. Ele deixou oficialmente o canal em dia 14 de janeiro deste ano. 
A decisão foi a própria cabeça de rede, no Rio de Janeiro, que já estava prometendo mudanças. Em julho do ano passado, uma comitiva liderada por Amauri Soares, diretor de programação da Globo, visitou Salvador para avaliar a situação.
A saída de Appel foi apenas a primeira, e outros diretores, chefes e jornalistas, se necessários, devem ser dispensados. Dentre as afiliadas da Globo, a situação da TV Bahia é considerada a mais crítica, já que Salvador é uma praça importante na média do Painel Nacional de Televisão (PNT).
Eurico Meira da Costa foi, por mais de 20 anos, executivo da NSC Comunicação, antiga RBS
Imagem: redes sociais
Em novembro, a emissora perdeu, de segunda a sexta, para a Record TV Itapoan, canal próprio da Record TV na capital baiana, na média entre 7 da manhã e 4 da tarde. Com a saída de Appel, a Rede Bahia tem à frente de sua direção de jornalismo Eurico Meira da Costa, que por mais de 20 anos foi executivo da NSC Comunicação, antiga RBS e que representa a Globo em Santa Catarina.
Os internautas não pupam críticas, a exemplo de um que se apresentou como Mateus. “Tem que contratar é a Jéssica Senra (apresentadora da Record TV em Salvador). A Bahia pegando fogo e a TV Bahia mostrando um buraco na frente de uma casa que tá incomodando moradores que tentam passar pela rua. Patético. Pior ainda foi a criação do Conexão Bahia. Programa vazio, sem nada interessante e ainda com 2 apresentadores sem o minimo  de carisma. Tiraram o Jackson Costa que era conhecido por todos para colocar aqueles dois lá que nem sei o nome. TV Bahia tá perdida. Era melhor a Globo trocar de afiliada ou assumir uma estrutura própria. 
Os auges da derrota para a concorrente são com os programas locais Bahia no Ar, apresentado por Jéssica Senra, e Balanço Geral BA, ancorado por José Eduardo, o Bocão. Mas atrações nacionais como Fala Brasil, Hoje em Dia e a reprise da novela Ribeirão do Tempo também lideram.
A TV Bahia/Globo também perde para programas da TV Aratu/SBT, atualmente terceira colocada na média, mas a melhor afiliada nacional do SBT no Ibope. Atrações locais como QVP, Se Liga no Pida e Chegue Mais, além dos nacionais Cine Espetacular e Sábado Animado também beliscam o primeiro lugar.
Hoje, o único noticiário local da TV Bahia que não perde a liderança em nenhum minuto é o noturno BATV, exibido entre a novelas das 18h e o Jornal Nacional. O Jornal da Manhã BA e principalmente o Bahia Meio Dia não conseguem segurar o primeiro lugar com tranquilidade.
A má fase local prejudica programas nacionais da Globo. Atrações como Bom Dia Brasil, Mais Você, Bem Estar, Encontro com Fátima Bernardes, Jornal Hoje, Vídeo Show e É de Casa não conseguiram ficar em primeiro lugar em Salvador ainda este ano.
Fátima Bernardes é o caso mais simbólico. A ex-âncora do Jornal Nacional fica em terceiro lugar em vários dias, perdendo para RecordTV Itapoan e TV Aratu/SBT com muita frequência.
TENSÃO NOS CORREDORES
Os próprios jornalistas da TV Bahia não escondem a tensão, diante de uma enxurrada de demissões previstas para tetar “enxugar” o quadro, já que a crise começa a bater à porta. Fortalecida pelo jornalismo de vanguarda e até mesmo por reprises (como Os Dez Mandamentos), a Record TV “nada de braçada”.
Resultado de imagem para tom ribeiro
Tom Ribeiro apresenta o Balanço Geral na TV Cabráilia
Imagem: redes sociais
A perda de audiência da Rede Bahia também se reflete no interior, mais especificamente na região Sudoeste, onde a TV Cabrália entra firme com um jornalismo regional matutino, ancorado pelos jovens apresentadores Tom Ribeiro (Balanço Geral) e Lo-Hanna Magnavita (Cabrália no Ar). 
A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, em pé
Lo-Hanna Magnavita cresce em audiência no interior baiano com o Cabráilia no AR
Imagem: redes sociais
“Além da qualidade digital, a TV Cabrália tem menor custo para investimento em anúncio e a gente vê um crescimento diário na audiência, pois tem maior interação com o telespectador e está mais presente em nossa comunidade”, sustentou o empresário Eduardo Mendes, do ramo de serralheria. 

PERMUTAS LIBERADAS


Com anunciantes abandonando a grade comercial e migrando para a Record TV, os cofres da Rede Bahia se esvaziaram e a direção determinou o corte de horas extras, redução de custos e chegou ao ponto de trocar horas trabalhadas por folgas. “Até mesmo permutas foram liberadas com fornecedores em troca de veiculações”, confidenciou uma fonte, sob anonimato.
Nem isso conseguiu estancar a “sangria” que começa a levar pelo ralo a prepotência e antipatia de alguns funcionários do grupo. “Antes o pessoal era metido, nariz empinado, ficava distante dos demais colegas. Agora que a coisa apertou, querem se aproximar do povão, o que a Itapoan já fazia há anos”, continuou.
Resultado de imagem para mayara magalhães
Mayara Magalhães foi desligada da TV Bahia depois de seis meses em Salvador.Imagem: redes sociais
Como consequência da crise de audiência, seguida da fuga de recursos, começam a surgir os inevitáveis cortes de pessoal, a exemplo do que aconteceu há alguns meses com os medalhões Genildo Lawinsky e Wanda Chase. Desta vez sobrou para a repórter Mayara Magalhães, desligada da TV Bahia depois de seis meses em Salvador.
O carisma, talento e simpatia não foram o bastante para segurar a profissional. “Ontem (sexta-feira) me despedi do jornalismo da Tv Bahia. Sou grata pela experiência e principalmente pelas pessoas que me ajudaram, especialmente cinegrafistas, auxiliares, editores de texto e imagem, técnicos e produtores (vocês com certeza deixaram de alguma forma os dias mais leves). Continuo na Psicologia, que também é uma paixão”, escreveu em suas redes sociais. Mayara é graduada em jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e em psicologia pela Faculdade Juvêncio Terra.





COMPARTILHAR