RECONHECIMENTO | Pela terceira vez consecutiva, Vitória da Conquista é contemplada com o Selo Unicef

Vitória da Conquista está entre as 923 cidades brasileiras contempladas com o Selo Unicef (Edição 2021-2024). A divulgação da lista com os municípios que atenderam aos requisitos para a certificação foi divulgada nesta quarta-feira (6), por meio de uma live nos canais de comunicação oficiais do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil. Essa é a terceira edição consecutiva que o município recebe o Selo. Na Bahia, dos 417 municípios, apenas 236 aderiram ao projeto e 69 conseguiram a premiação. A cerimônia de certificação será em Salvador, na semana de 16 a 20 de dezembro.

O Selo Unicef é um reconhecimento internacional de que o município conseguiu melhorar políticas públicas voltadas a crianças e adolescentes, em, pelo menos, três indicadores de saúde, educação e proteção contra violência. Entre os indicadores desta edição, estão o empenho em cuidar bem da primeira infância e da adolescência; melhorar a educação, da creche até a transição de jovens para o mundo do trabalho; investir na saúde física e mental de meninas e meninos; promover hábitos de higiene e acesso à água limpa; proteger crianças e adolescentes das violências; e garantir a proteção social às famílias vulneráveis, em especial aquelas oriundas de povos e comunidades tradicionais.

“Para nós é sempre importante o reconhecimento do empenho e trabalho que desenvolvemos voltados à infância. Conquista é uma cidade onde a criança tem direitos e estes sempre serão respeitados e defendidos por nós conquistenses. Esta é uma cidade que entende a infância como parte importante do presente e determinante para o futuro”, afirmou a prefeita Sheila Lemos ao comemorar a certificação da Unicef.

Em Vitória da Conquista, a equipe do Governo que atua no desenvolvimento das atividades do Selo Unicef é formada por representantes das secretarias municipais de Desenvolvimento Social (Semdes), Saúde (SMS) e Educação (SMED). De acordo com o secretário da Semdes, Michael Farias, receber a certificação é o reconhecimento de que Vitória da Conquista tem priorizado a proteção integral de crianças e adolescentes. “Essa certificação materializa o nosso compromisso em pautar a infância e a adolescência como agenda prioritária do Governo. É mais do que um selo, é o reconhecimento pelo avanço significativo em políticas sociais, que fazem com que crianças, adolescentes e suas famílias sejam protegidos socialmente e tenham acesso pleno aos seus direitos”, pontuou Michael.

Além disso, para a titular da SMS, Fernanda Maron, essa é mais uma etapa do percurso que Vitória da Conquista irá realizar na proteção da juventude. “Esse Selo é a prova de que, juntos, podemos transformar vidas e construir uma realidade mais saudável e acolhedora para as próximas gerações. Seguiremos firmes, mobilizados e confiantes de que podemos alcançar ainda mais”, planejou a secretária.

Esta edição contou com a participação de 2.023 municípios de 18 estados brasileiros. Na Bahia, 236 cidades aderiram ao Selo Unicef e apenas 69 foram certificadas. Dentre essas, está Vitória da Conquista, com avanços reconhecidos nos indicadores das áreas de saúde, educação e assistência social. Para a articuladora do Selo Unicef em Vitória da Conquista, Laís Pinheiro, isso é motivo de celebração pois demonstra o resultado positivo de um trabalho intenso realizado de forma intersetorial. “Nosso município conseguiu realizar todas as ações que estavam previstas e isso é um motivo de orgulho para a gente, porque através das ações integradas, nós conseguimos mobilizar todos os setores para que as ações que foram propostas pudessem ser concluídas com êxito. E está aí o resultado”, disse Laís.

O presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, Joabe Oliveira, afirmou que esse reconhecimento demonstra que Vitória está trilhando o caminho certo na proteção de direitos humanos de crianças e adolescentes, o que representa mais uma forma de incentivo para os atores da Rede Proteção. “É um ânimo para todos os atores da rede que trabalham com a criança e adolescente para continuarmos nos esforçando mais. É também uma prova que nós conseguimos atingir patamares mais altos, é um início, na verdade, de uma caminhada muito bela”, expressou Joabe.


COMPARTILHAR