REAJUSTE NA TARIFA | Alta no Diesel e atuação do transporte clandestinos estão por trás do reajuste

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Após 21 meses com a tarifa represada (congelada), o governo municipal decreta o novo valor, que entra em vigor na próxima segunda-feira (12). Foi menor que a passada, quando passou de R$2,80 para os atuais R$3,30. Apear de tudo isso, a nova tarifa poderia ser ainda maior. O QUE ESTÁ POR TRÁS DA NOVA TARIFA?

Embora a planilha usada pelo Grupo de Estudos em Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes (GEIPOT) para encontrar a nova tarifa apontasse o valor de R$4,32, o prefeito Herzem Gusmão (MDB) decretou valor inferior, assumindo que tomará outras medidas que compensa a distância da tarifa técnica para a tarifa política.

Passado quase dois anos segurando este aumento,  ela será reajustada na próxima semana, no primeiro dia útil. CLIQUE AQUI E AQUI E SAIBA MAIS

Janeiro de 2017 foi a ocasião do último reajuste. Desde então muita coisa aumentou no universo que rege o transporte púbico. Uma das principais é a matriz energética, qual seja: o valor de cada litro de óleo diesel.

Em janeiro de 2017 um litro de diesel custava R$2,75. Vinte um meses depois esse mesmo litro de diesel saltou para R$3,57, cerca de 30% mais caro. A empresa para circular por um mês consome quase 500 mil de litros diesel. 

Em que pese o aumento dos insumos nesse período, fontes asseguram que outro fator de elevada relevância, mas que pouco a população se atenta – e que também contribuiu em grande medida para aumentar o valor da tarifa – foram os ataques da clandestinidade ao sistema de transporte púbico de Vitória da Conquista.

Vanzeiros, automóveis que fazem parte do transporte clandestino, UBER, dentre outros, são os principais responsáveis pela aumento ainda maior do esperado. Como se não bastasse, essas forças combinadas da clandestinidade promovem a evasão de impostos aos cofres públicos.

De acordo com as planilhas obtidas pelo Sudoeste Digital, se houvesse fiscalização repressiva aos mais e 600 clandestinos, que absorvem mais de R$1 milhão por mês do faturamento das empresas de ônibus, o valor real da tarifa seria de, aproximadamente, R$3,60, o equivalente a 8%.

Com a fuga de passageiros pagantes do sistema de transporte público, restou aos ônibus a responsabilidade de garantir o ir e vir  dos direitos sociais através das gratuidades, desde o passe estudantil, gratuidade aos idosos, pessoas com deficiência e outras conquistas sociais. Além das linhas deficitárias e longe do centro em que a clandestinidade faz exclusão social.

Entenda o porquê da fuga de passageiros aumentar a tarifa: O custo por km para um ônibus sair de um ponto A ao B com um passageiro é mesmo com 50 passagens.  Logo, quanto mais passageiros, mais pessoas para ajudar naquele custo por km. O inverso  àquele custo recairá para somente aqueles passageiros que restaram nos ônibus.. Então, o que vale dizer: os passageiros irão patrocinar o projeto das vans com um aumento exorbitante da tarifa.

A Viação Vitória, empresa do sistema do transporte público, não suportou e sucumbiu. Agora o governo municipal tenta salvar o que restou deste bem público.

Mas nem tudo são noticiais ruins, Herzem Gusmão consegui dez novos ônibus, zero km, para atuarem no lote um, que era de responsabilidade da Vitória. Nesse mesmo lote está inserida uma parte da cidade que não se recorda de quando foi contemplada com carros zero km. Estão todos previstos para os próximos dias.

A reportagem do site foi em busca da verdade e obteve os documentos desses novos veículos. Confira os chassis:


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