REAÇÃO | PM diz que policial aposentado matou seu filho durante tentativa de roubo em SP: ‘Foi julgado e executado sem defesa’

Marcos Monteiro da Silva, de 19 anos, tentou roubar uma moto de luxo do PM aposentado. O agente reagiu e matou o rapaz já imobilizado. Ouvidor da Polícia pede que Polícia Civil e MP apurarem suposta execução do criminoso.

O filho de um sargento da Polícia Militar é uma das vítimas da tentativa de assalto que terminou com dois criminosos mortos por um PM aposentado na tarde deste sábado (11), num acesso à Rodovia Fernão Dias, na Zona Norte de São Paulo.
Marcos Monteiro da Silva, de 19 anos, participava da tentativa de roubo de uma moto de luxo pertencente ao PM aposentado. O agente chegou a render o criminoso, mas atirou contra ele já deitado na rodovia (veja vídeo abaixo).
“Meu lindo filho brutalmente executado depois de domingo por quem deveria cumprir a lei. Mesmo ele estando no lado errado, a lei é pra ser cumprida. Meu filho foi julgado e executado sem defesa”, disse o pai de Marcos.

Ele [policial militar] começou bem a reação, conseguiu render os dois rapazes. Era só esperar chegar o apoio e conduzir os rapazes para a delegacia, mas preferiu executar os rapazes. Nos dois casos. E depois de balear e matar o primeiro, ele rendeu o outro. Era só deixar ele a disposição das autoridades”, disse Claudio em entrevista à reportagem. “Vou sugerir ao Ministério Público que indique imediatamente um promotor de Justiça para também acompanhar as apurações da Polícia Civil”, disse o ouvidor Claudio Silva.

‘Excludente de ilicitude’, diz BO
Nas filmagens é possível escutar ao menos 13 tiros. Segundo a Ouvidoria, aparentemente os disparos foram dados somente pelo policial. Não dá para saber se algum dos bandidos atirou, de acordo com ouvidor. As vítimas não foram baleadas.
Como o policial é aposentado, ele não estava usando uniforme. Vestia jaqueta, calça, botas e capacete, assim como a sua esposa. Eles estavam numa moto BMW de 2023 de 1.250 cilindradas, avaliada em mais de R$ 100 mil. Os criminosos que abordaram o casal ocupavam uma BMW também, ano 2022, de 300 cilindradas, que custa em torno de R$ 30 mil. Eles também usavam capacetes.
“A vítima estava com sua esposa em sua moto, quando viu pelo retrovisor dois homens se aproximando em outra moto. Eles emparelharam com a motocicleta do policial e um deles apontou a arma anunciando o assalto. O policial interveio e reagiu à abordagem, atingindo os suspeitos”, informa trecho da nota da Secretaria da Segurança Pública (SSP) encaminhada à reportagem.


COMPARTILHAR