RACIONAMENTO – Embasa promove audiência pública sobre a barragem do Catolé

Resultado de imagem para barragem do rio catolé
Vitória da Conquista caminha para quase oito meses de racionamento de água, medida adotada, em maio de 2016, pela Embasa diante da falta de chuvas na região, que reduziu o volume de água armazenado nas barragens de Água Fria I e II, além de diminuir a vazão do rio Catolé. Essa é a terceira vez, em quatro anos, que a cidade passa pelo processo. A última foi em 2013. Uma das soluções apontadas para a crise hídrica é a construção de uma barragem no rio Catolé. Na manhã dessa quarta, 11, o presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), Hermínio Oliveira (PPS), e o 1º Secretário, Gilmar Ferraz (PMDB), receberam de funcionárias da Embasa convite para uma audiência pública na qual serão apresentados os estudos ambientais, o projeto de engenharia e de educação socioambiental da obra.
A audiência acontecerá no dia 17 de janeiro, às 15h, no auditório do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães. Segundo a assistente social da Embasa, unidade de Conquista, Maisa Neves, e a pedagoga da Gerência Socioambiental da Diretoria de Engenharia da Embasa, Patrícia Cavalcante, a audiência é uma das etapas para o lançamento do edital de licitação. Outras licitações, realizadas desde 2014, foram frustradas, nenhuma empresa interessada em executar a obra compareceu. A expectativa é que agora o projeto volte a caminhar. Já a apresentação do estudos ambientais, o projeto e ações de educação socioambiental cumpre uma obrigação legal, exigência para obras e instalações causadoras de significativo impacto ambiental.
A Câmara vem realizando intensos debates sobre a crise hídrica por que passa o município, como sessões, audiências, reuniões e encontros. O presidente Hermínio Oliveira lembrou que o governador Jaques Wagner prometeu por duas vezes a obra, mas não cumpriu. “O governador Rui Costa já tem dois anos [de gestão] e ainda não fez a obra. Somente após pesadas discussões é que a Embasa prometeu investimentos de cerca de R$ 20 milhões em Conquista. A gente recebe com muita alegria esse convite da Embasa. Nós precisamos urgentemente da construção dessa barragem. A escassez de água é muito grande, existem bairros que chegam a ficar até 10 dias sem abastecimento. É uma calamidade”, disse o presidente.
Já o vereador Gilmar Ferraz lembrou que o convênio de cooperação entre o município e a Embasa, que venceu no ano passado, foi prorrogado em apenas um ano. “Acreditamos que com a nova administração essa barragem saia do papel e se torne realidade. Nós vimos aí no final do ano quando a administração anterior já estava fazendo uma prorrogação do contrato com a Embasa e o novo gestor fez uma negociação para que fosse prorrogado apenas por um ano para que a Embasa pudesse fazer os investimentos de cerca de R$ 20 milhões nessa nova barragem, que vai resolver uns 90% do problema da escassez de água que temos hoje no município”, detalhou Ferraz. Para ele, a melhor solução é a construção de uma barragem do Rio Pardo, que resolveria o problema de Conquista e de outros municípios, mas crê que a do Catolé aplacará a crise na cidade.
SERVIÇO

Audiência Pública / Embasa apresenta projeto da barragem no rio Catolé

Data: 17/1/2017 (terça-feira)
Horário: 15h
Local: Auditório do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães – Av. Luís Eduardo Magalhães, 1.180, Candeias, Vitória da Conquista

COMPARTILHAR