Na ponta do lápis são cinco equipes que ainda correm o risco de ocupar a quarta e última vaga de rebaixado à Série B do Campeonato Brasileiro de 2024. Mas na prática são apenas três: Bahia (17º, 41 pontos), Vasco da Gama (16º, 42) e Santos (15º, 43). Cruzeiro (14º, 45) e Corinthians (13º, 47) – correndo por fora – precisariam errar muito na reta final para serem ultrapassados pelos três favoritos (confira a tabela do Brasileirão). Os jogos dessa 37ª rodada prometem. O Timão recebe o Internacional neste sábado (2), às 18h (de Brasília). Um simples empate com os gaúchos sepultam qualquer chance de cair – hoje a chance é igual a 0,008%, segundo a UFMG.
No domingo (3) quatro partidas decisivas ocorrem no mesmo horário: 18h30. Só o Bahia pode cair matematicamente, mas a equipe de Rogério Ceni é quem tem o adversário teoricamente mais fácil: o América-MG.
Verdade que a partida é no Independência, em Belo Horizonte (MG), só que o lanterna vem de quatro derrotas consecutivas, 12 gols sofridos e apenas um feito. Para quem goleou o Corinthians em São Paulo há uma semana, a vitória pode vir ao natural.
Vasco e Santos têm pedreiras pela frente: Grêmio, em Porto Alegre, e Athlético, em Curitiba. O Tricolor Gaúcho faz a festa pela despedida de Suárez, enquanto os paranaenses se despedem do goleador Vitor Roque. Pela lógica, duas derrotas.
Já o Cruzeiro, para carimbar o passaporte da Série A 2024, enfrenta o instável Botafogo no Nilton Santos. Jogo difícil, é verdade, mas o estado psicológico do Alvinegro não inspira confiança.
Fortes emoções, que provavelmente seguirão vivas até a última rodada, na próxima quarta-feira (6).