Um grupo de pessoas tomou as ruas de Vitória da Conquista em protesto contra os preços da gasolina, que está sendo vendido entre R$ 3,80 e R$ 3,84. Em cidades vizinhas a diferença chega aos 30 centavos por litro.
No intuito de levar o caso à Justiça, os organizadores circulam um abaixo assinado para ser entregue ao Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA).O protesto ganhou corpo após reportagem da jornalista Jussara Novaes, do Sudoeste Digital (RELEMBRE AQUI).
O movimento, que teve início às 9 horas deste sábado (15) com concentração na avenida Olívia Flores, contou com apoio do Sindicato dos Taxistas e da Câmara Municipal de Vitória da Conquista. O Sindicato dos Distribuidores de Combustíveis do Estado da Bahia (SINDICON-BA) ainda não se manifestou sobre o assunto.
De acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a partir da Lei do Petróleo (Lei nº 9.478/1997), “os reajustes nos preços dos combustíveis passaram a caber exclusivamente a cada agente econômico, do poço ao posto revendedor, que estabelecem seus preços de venda e margens de comercialização em cenário de livre concorrência”.
Nos próximos dias a Comissão de Defesa e Proteção ao Consumidor da Câmara Municipal de Vitória da Conquista também deverá promover uma ação sobre esse tema. O ato que deverá circular a Capital do Sudoeste Baiano é acompanhado pela Polícia Militar e Sistema Municipal de Trânsito (SIMTRANS).
Com fotos e informações adicionais do Blog do Anderson