Professora da rede estadual em Conquista é uma das vencedoras da 10° edição do Prêmio Professores do Brasil

Resultado de imagem para Choices é um jogo interdisciplinar de cartas digitais
Jussara Novaes (Sudoeste Digital) – A professora Elmara Pereira de Souza, do Colégio Estadual Rafael Spínola Neto (NTE20), em Vitória da Conquista, é uma das vencedoras da etapa estadual da 10° edição do Prêmio Professores do Brasil,  promovido pelo Ministério da Educação (MEC).
A premiação tem como objetivo reconhecer o trabalho das professores das redes públicas que contribuem para a qualidade da educação básica. 
A professora Elmara foi responsável pela construção do projeto do jogo digital Choices (escolhas), que aborda a importância da alimentação saudável e da prática de exercícios na adolescência. 
O projeto, único selecionado da Educação Básica, é um jogo interdisciplinar de cartas digitais, que proporciona uma ação educativa capaz de despertar nos estudantes a consciência para o cuidado com a saúde. Ele foi desenvolvido pelos estudantes Luiz Borges, Felipe Souza e Tiago Silva, todos de 16 anos, com participação da professora Elmara Souza e o monitor Lucas Ferreira, no Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Vitória da Conquista.


SAIBA MAIS:

O Ministério da Educação divulgou o resultado da etapa estadual da 10ª edição do Prêmio Professores do Brasil. Foram selecionados 150 profissionais, que vão disputar a etapa regional, prevista para o final deste mês. Serão distribuídos R$ 255 mil em premiações em dinheiro, além de viagens educativas e equipamentos de informática e atletismo a professores dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas que tenham desenvolvido experiências pedagógicas criativas e inovadoras.
A premiação, lançada em 2005, tem como objetivo reconhecer o trabalho dos professores das redes públicas que contribuem para a qualidade da educação básica, valorizar o papel dos educadores no processo formativo das novas gerações, e dar visibilidade às experiências pedagógicas exitosas que sejam passíveis de adoção por outros professores e pelos sistemas de ensino.
Neste ano, os professores concorrem em seis categorias: creche (educação infantil), pré-escola (educação infantil), ciclo de alfabetização: 1º, 2º e 3º anos (anos iniciais do ensino fundamental), 4º e 5º anos (anos iniciais do ensino fundamental), 6º ao 9º (anos finais do ensino fundamental) e ensino médio.
O coordenador-geral de Apoio a Certames e Programas Especiais do MEC, Joselino Goulart Junior, explica que os inscritos são analisados por dois avaliadores estaduais, indicados por coordenadores do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
“São levados em consideração o potencial de que a experiência do professor seja replicada em sala de aula, os resultados objetivos com a turma e as etapas de planejamento e execução”, detalha. “O objetivo é valorizar o professor, com suas experiências e resultados obtidos em sala, com o intuito de estimular outros professores em sua atuação profissional.”
O Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do MEC em parceria com instituições que buscam reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de educadores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula. A divulgação dos vencedores nacionais desta edição e a cerimônia de premiação ocorrerão no dia 6 de dezembro, na Praça das Artes, na cidade de São Paulo.

COMPARTILHAR