O deputado Zé Raimundo (PT) presidente em exercício da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) representou o Parlamento baiano na celebração do Dia Mundial da Alimentação, realizada ontem (16). Ele esteve ao lado do governador Jerônimo Rodrigues no evento em que foram realizados vários atos oficiais de medidas para o combate à fome na Bahia.
A celebração aconteceu no Museu de Arte Moderna (MAM), em Salvador, promovida pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Programa Mundial de Alimentos (WFP), Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA e Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).
O governo do Estado foi parceiro da realização da cerimônia e, na ocasião, Jerônimo Rodrigues assinou o projeto de lei que institui o Programa Bahia Sem Fome e cria a Rede de Equipamentos Integrados para o Combate à Fome, que será enviado para votação na Alba. “Toda política, para ser efetiva, precisa de uma lei. Então, nós estamos constituindo a lei para que a Assembleia possa discutir, debater e votar, fazer os ajustes que forem bons para o projeto de lei e a gente estabelecer aquilo que é ganho para o programa”, afirmou o governador.
O presidente em exercício da ALBA assegurou no evento a disposição do Legislativo Estadual em apreciar a proposta do Executivo de efetivar o programa de combate à fome. “Em nome da Assembleia Legislativa, do nosso presidente Adolfo Menezes, quero dizer que a Casa está à disposição, do ponto de vista legal. Nós sabemos que os projetos de interesse da Bahia sempre têm o apoio dos nossos líderes das bancadas da Maioria e da Minora. Por isso, eu tenho certeza de que esse projeto, mais uma vez terá uma boa recepção de todos os deputados e deputadas”, disse Zé Raimundo.
Na oportunidade, foi anunciado ainda a aprovação e repasse de recursos no valor de R$ 600 mil do Fundo Estadual de Recursos para o Meio Ambiente (FERFA) para Projeto de Saneamento Ambiental Rural e Reuso de Águas Domésticas para Produção de Alimentos e Sementes Crioulas.
O evento ainda constou de entrega de Cheque pela Companhia de Gás da Bahia (BAHIAGÁS) no valor de R$ 200 mil para o Programa Bahia Sem Fome. Nos seus sete meses de existência, o BSF arrecadou cerca de 900 toneladas de alimentos, tendo entregado mais de 800 toneladas à população em situação de insegurança alimentar. O governo deve enviar para a ALBA nos próximos dias um Projeto de Lei para tornar o programa uma política pública efetiva.