Desde as 22h da última quarta-feira (11), a cadeira de presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) tem um novo ocupante. Trata-se do deputado estadual Zé Raimundo Fontes (PT), ex-prefeito de Vitória da Conquista e então vice-presidente do parlamento baiano.
Zé Raimundo assume a presidência da ALBA de forma interina, até que o presidente eleito da Casa, deputado estadual Adolfo Menezes (PSD), retorne da viagem que está fazendo pelo exterior, conforme o termo de transmissão do cargo publicado no Diário Oficial da ALBA desta quinta (12).
A ALBA não publicou a previsão de retorno de Adolfo Menezes para o Brasil nem o período da presidência interina de Zé Raimundo. O fato é que o petista deve comandar os trabalhos na próxima sessão do plenário, marcada para a próxima segunda-feira (16).
Esta não é a primeira vez que Zé Raimundo assume interinamente a presidência da Casa em 2023. Durante o mês de julho, durante outra viagem de Adolfo ao exterior, quando a ALBA vivia seu recesso parlamentar, o petista também comandou o parlamento estadual.