De forma unânime, o deputado estadual Tiago Correia foi eleito ontem como o novo presidente do PSDB na Bahia. Durante a realização da convenção partidária, além de Correia, foram eleitos também os deputados estaduais Jordávio Ramos como o 1° vice-presidente; Pablo Roberto como o 2° vice-presidente; e a prefeita de Juazeiro, Suzana Ramos como a 3ª vice-presidente. O ex-deputado estadual Paulo Câmara foi eleito secretário-geral da legenda no estado.
Para Correia, o partido está em um novo caminho. “A missão é continuar a renovação do partido. O grande trabalho realizado pelo deputado federal Adolfo Viana precisa ter uma continuação, e estou aqui para manter esse legado. É com grande honra e humildade que aceito a responsabilidade de presidir o PSDB na Bahia”, disse o tucano.
Aos 43 anos, o médico veterinário Tiago Brandão Correia está em seu segundo mandato de deputado estadual. Natural de Vitória da Conquista, foi diretor-geral da Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Direitos do Cidadão; foi presidente da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb); foi eleito vereador de Salvador em 2013 e reeleito em 2017. Em 2022, conseguiu ser reeleito na Assembleia Legislativa com 71.986 votos.
Tiago Correia disse, à imprensa, que o seu partido não descarta voltar a conversar com o Partido dos Trabalhadores e nem com outros partidos futuramente. Vale lembrar que, logo no início do segundo semestre deste ano, se cogitou um possível apoio da sigla ao governo Jerônimo Rodrigues.
“O PSDB nunca se furtou a dialogar com nenhum partido político, com nenhum campo partidário. Eu não participei dessas conversas, mas eu não diria que teve aquecimento ou que esfriou. Na verdade, acho que o diálogo continua aberto. Somos considerados como um partido ‘murista’, que fica em cima do muro. Não temos dificuldade de conversar com ninguém. Nós estimulamos o debate e sempre estamos abertos. As conversas acontecerão quando elas tiverem que acontecer”, declarou o novo dirigente estadual.
Na ocasião, ao ser indagado sobre as eleições de 2024, se a vice-prefeita de Salvador, Ana Paula (PDT), seria a favorita para concorrer mais uma vez ao cargo ao lado do prefeito Bruno Reis, o deputado disse que a pedetista tem a “preferência”.
O agora ex-presidente estadual do PSDB, deputado federal Adolfo Viana, reiterou, durante a convenção, a fala de Correia, que o partido não descarta retomar o diálogo com o PT: “Costumo dizer que a política é feita de conversas. Somos um partido de centro, e conversamos tanto com os partidos da esquerda quanto com os da direita. Temos nossas posições, e a política é feita de momentos mesmo. Quando as pautas forem convergentes para os interesses da Bahia e do Brasil, o PSDB sempre vai estar pronto para contribuir”.
Adolfo, que deverá assumir a presidência da federação PSDB-Cidadania no estado, também demonstrou otimismo com a ascensão do correligionário. “Tiago é um parceiro, amigo, tenho certeza de que ele vai fazer o PSDB avançar”, completou.