O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, manter a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) como presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). A decisão, tomada nesta sexta-feira (28), ocorre após o afastamento do deputado Adolfo Menezes (PSD) do cargo. Ivana, que era vice-presidente da Casa, assume oficialmente o comando do Legislativo baiano, passando a ocupar, inclusive, o gabinete da presidência antes mesmo da posse definitiva, cuja data será definida após o Carnaval.
Nos próximos dias, ela deve se reunir com líderes partidários e com o próprio Adolfo Menezes para alinhar a transição. A mudança interrompe o terceiro mandato consecutivo de Menezes na presidência da Alba. No último dia 10 de fevereiro, o parlamentar afirmou ter recebido “com tranquilidade” a decisão judicial.
No dia 11 de fevereiro, Ivana Bastos assinou um termo que assegurava sua posição interina no comando da Assembleia enquanto o STF avaliava o caso. A ação foi movida pelo deputado estadual Hilton Coelho (PSOL), questionando a legalidade da reeleição de Adolfo Menezes. Agora, com a decisão do Supremo, Ivana Bastos segue à frente da Casa, dando continuidade aos trabalhos legislativos até a posse definitiva.