POLÍTICA | Presidente da Comissão de Finanças, deputado Zé Raimundo vê valorização dos servidores da saúde em PL apresentado pelo governador

O presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Controle da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputado Zé Raimundo avaliou como “de grande importância para a melhoria da saúde no estado”, o Projeto de Lei sobre a remuneração dos servidores de saúde que o governador Jerônimo Rodrigues entregou ao legislativo baiano, em ato realizado na Governadoria na manhã desta quarta-feira (23), na Governadoria. A medida busca a valorização dos profissionais que atuam na linha de frente do Sistema Único de Saúde (SUS) e contempla um investimento estimado de R$100 milhões já para 2025.

“Trata-se de um grande ato do governador para a saúde e para os servidores, porque valoriza e vai recuperando os padrões remuneratórios desta categoria. Isto se somará a uma série de ações que têm melhorado a saúde em nosso estado”, avaliou Zé Raimundo. O projeto de lei prevê reajuste salarial acumulado de 13,63% até 2026 para todos os servidores estaduais ocupantes das carreiras da área de saúde. Se aprovada, a proposta deverá beneficiar mais de 13 mil funcionários públicos ativos, além de aposentados e pensionistas.

De acordo com a proposta contida no PL do Executivo, que passará por apreciação da Alba, o incremento salarial deve realizado em quatro parcelas, com dois reajustes em 2025 (4% retroativo a março e 2,5% em junho) e outros dois em 2026, também com índices de 4% em março e 2,5% em junho. No caso dos servidores inativos, os índices serão aplicados considerando as regras adotadas no momento de transição para a aposentadoria.

O governador Jerônimo Rodrigues esteve acompanhado do vice-governador Geraldo Júnior e a secretária de Saúde do Estado, Roberta Santana, na solenidade que contou com a presença da presidente da Alba, Ivana Bastos, e, assim como Zé Raimundo, de vários deputados e deputadas estaduais, além de lideranças sindicais dos servidores da saúde.


COMPARTILHAR