POLÍTICA | Pré-candidatura de Waldenor já tem apoio de 7 partidos e número pode subir para 11 com a chegada do PSOL, Rede, PP e PDT

As alianças partidárias já estão sendo fechadas visando as eleições municipais de 2024. Em Vitória da Conquista, a pré-candidatura a prefeito de Waldenor Pereira (PT) caminha para a concretização de mais acordos políticos com o objetivo de construir uma frente partidária ampla.

Por enquanto, a pré-candidatura de Waldenor já conta com o apoio de sete partidos. Além dos apoios da Federação Brasil da Esperança, formada por PT, PCdoB e PV, Waldenor também receberá o apoio da maior parte dos partidos da base aliada do governador Jerônimo Rodrigues (PT). Por enquanto, PSB, PSD, Avante, PODEMOS, SOLIDARIEDADE já confirmaram a aliança.

No entanto, esse número ainda pode aumentar e chegar já no início do próximo ano a 11. Em entrevista ao Blog do Sena, Waldenor Pereira revelou que está em conversas com outros partidos. Esse é o caso do PDT que tem grandes chances de integrar a base da chapa encabeça pelo PT na terceira maior cidade da Bahia. O planejamento do PDT é que em cidades onde não tiver candidatura própria, escolherá o candidato que vai apoiar.

“Nós estamos com uma conversa bastante adiantada com o PDT, inclusive no Bahia Notícias, o presidente estadual, meu colega Felix Mendonça já apontou com muita clareza a possibilidade de estar conosco aqui nas eleições de Vitória da Conquista”, disse Pereira.

Outra conversa que está sendo articulada e bastante adiantada é entre Waldenor e a Federação composta pelos partidos PSOL e Rede. Em Vitória da Conquista, o PSOL é comandado por Kêu Sousa, que é bastante atuante nos movimentos sociais. Nas eleições de 2020 , ela saiu candidata a vereadora e foi uma das surpresas do pleito. Apesar de não ainda não ter lançado sua pré-candidatura para as eleições de 2024, Kêu será um dos nomes na disputa por uma vaga na Câmara de Vereadores.

O PP também está sendo sondado para compor a frente partidária com o PT. Atualmente, Romilson Filho é o presidente do PP EM Vitória da Conquista. Nas eleições municipais de 2020, Coração de leão, como é conhecido saiu candidato a prefeito, no primeiro turno das eleições. Já no segundo turno, apoiou o então candidato do PT Zé Raimundo. Para as eleições municipais de 2024, o PP ainda estuda a possibilidade de uma candidatura própria. No entanto, o nome ainda não foi definido.

Segundo Waldenor, o resultado final das negociações com o PP será confirmado até fevereiro de 2024. “Já mantivemos contato também com o PP e acordamos que até o mês de janeiro ou fevereiro a gente conclui a nossa conversa do ponto de vista da decisão que poderemos tomar”, disse Pereira.

A grande dúvida ainda é em relação aos passos que serão dados pelo MDB em Vitória da Conquista. Apesar do partido integrar a base do governo de Jerônimo, ainda está indefinido como será na cidade. Em Salvador, o MDB já abriu mão da pré-candidaturas própria e vai caminhar junto com o PT. Mas, em Conquista, o partido sustenta a pré-candidatura de Lúcia Rocha para à Prefeitura. Entretanto, ainda não morreu a expectativa de que o MDB integre a coligação indicando Lúcia Rocha como vice.

Além dos partidos políticos, Waldenor ainda destacou o apoio que tem recebido dos movimentos sociais. Segundo ele, a maioria já confirmou apoio para a sua pré-candidatura. “A maioria dos movimentos sociais instalados em Vitória da Conquista, já assumiram a nossa pré-candidatura, já nos apoiam e portanto, estamos construindo progressivamente uma frente bastante representativa da nossa sociedade para a defesa da nossa pré-candidatura”, explicou Pereira.


COMPARTILHAR